Fórum da Indústria inicia discussão sobre Pacto Regional

In ABCD On
- Updated
Fotos: Comunicação/Agência

Reunião também contou a apresentação da proposta de acordo de cooperação entre o Desenvolve SP e a Agência, além da explanação do perfil do setor têxtil

O Fórum da Indústria do ABC, voltado à retomada do setor nas sete cidades, realizou sua segunda reunião nesta quinta-feira (14/07) na sede da Universidade São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo. O encontro contou com a participação de 60 representantes dos setores público e privado da região e foi organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC.

No evento foi apresentado o recorte do setor têxtil, que, segundo dados do DECOMTEC/FIESP (Departamento de Competitividade e Tecnologia), de 2007 a 2019, o VTI (Valor de Transformação Industrial) no Grande ABC recuou 38,9%, enquanto, no Estado, caiu 24,6%.

O diretor de planta da Rhodia Solvay em Santo André, Hugo Kitagawa, destacou a importância do setor na região e no país, principalmente na geração de empregos, bem como os principais desafios enfrentados.

“São 1,5 milhão de empregos diretos, cerca de 8 milhões indiretos. No Brasil, a ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) possui mais de 25 mil indústrias associadas e isso demonstra a importância do setor, que vem enfrentando cenários negativos com saldo positivo nos empregos. Atualmente, o custo da matéria-prima e a inflação alta são as preocupações do setor”, comentou Hugo.

O Desenvolve SP, considerado o banco do empreendedor, apresentou dados sobre a atuação do programa na região. Entre 2019 e 2022, foram aplicados R$ 76,1 milhões que beneficiaram diretamente 313 empresas e 2 prefeituras. Para ampliar a atuação nos sete municípios, o objetivo é que seja realizada a assinatura de um acordo de cooperação entre a Agência e a instituição do Governo do Estado de São Paulo.

“O nosso foco é fomentar a Indústria, dar crédito. Por isso estamos trazendo esse panorama com diversas soluções. O acordo de cooperação busca justamente isso, formalizar para não ser algo do momento e sim, permanente”, relatou Gabriel Aidar, superintendente de desenvolvimento de negócios e tecnologia do Desenvolve SP.

O encontro marcou ainda o início das discussões sobre o Pacto Regional. O presidente da Agência, Aroaldo Oliveira da Silva, apresentou os pontos iniciais que serão formalizados pelos atores da região.

“Além de manter esse fórum permanente, um dos esforços é desenhar um pacto regional, formado pelas iniciativas de cada setor, buscando manter a pungência da indústria da região, indo contra esse desmonte que nós vemos atualmente. Entre os mais diversos itens deste pacto, vamos fortalecer o sistema regional de inovação, unindo o desenvolvimento sustentável, tanto no espaço público quanto no privado. A Indústria tem capacidade e espaço de desenvolvimento e precisamos ir além das parcerias pontuais, e sim organizar de fato, tornando a região referência”, finalizou o presidente.

Lançado em maio durante o evento “Futuro da Indústria no ABC” e organizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, o Fórum permanente tem por objetivo pautar ações dos governos municipal, estadual e federal na região.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu