Formação teve como objetivos, em primeiro lugar, trabalhar questões como o relacionamento entre as equipes e a valorização dos profissionais, que são responsáveis pela educação alimentar nas unidades escolares; 254 trabalhadores participaram das atividades
Você já parou para pensar que assim como a cozinha é o coração de uma casa, também é o coração de uma escola?
final, é lá dentro que são preparadas as refeições que vão garantir a energia que os alunos precisam para aprender.
Foi pensando em acolher e ouvir os agentes de cozinha da Prefeitura de Diadema que a Secretaria de Educação da cidade realizou, na quinta-feira (07.07), uma atividade com os 254 profissionais da rede, no Centro Cultural Okinawa.
Mais do que uma formação, o encontro, dividido em dois horários, visava proporcionar um momento de acolhimento, escuta e valorização desses trabalhadores.
Educadores
A chefe da divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Vanessa Angelo Garcia, explicou que os agentes são educadores dentro da escola, e devem, portanto, ser reconhecidos e vistos pela equipe – e por eles mesmos – como tal.
“Nosso objetivo hoje é trabalhar a interatividade dentro das cozinhas, as relações interpessoais, a integração deles junto ao restante da equipe escolar, à conquista e apropriação do espaço que eles já ocupam dentro da dinâmica educacional, e o reconhecimento como os educadores que eles são”, afirmou, por exemplo.
A secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, detalhou que o encontro também foi uma oportunidade para ouvir as sugestões dos profissionais sobre os processos e o que pode ser melhorado no dia a dia das atividades desenvolvidas.
“São essas equipes que fazem as coisas acontecer. A comida é nossa maior manifestação de humanidade e sem o trabalho deles a gente não tem uma educação de qualidade”, assinalou, em conclusão.