Deus poderia ter sido mais humano

In Artigo On
- Updated
  • Guttemberg Guarabyra

E ela foi amada por todos esses anos em que nos fez humanos melhores a cada dia, através de seu amor, latidos de carinho e companhia sempre alegre e solidária.

—–

As bananas da praia da Fortaleza, em Ubatuba, são as melhores do mundo, tirante as de Bom Jesus da Lapa, no sertão do São Francisco.

Como não sou especialista em bananas e como não conheço assim tantas bananas colhidas em tantos lugares, e como, aos 74, não há mais tempo para conhecer tantos mundos, minha afirmação é vã mas é vera.  Esse mundo é meu, já dizia Sérgio Ricardo.

Em todo sonho a mentira está no meio, mas não é pecado. Portanto, aceitemo-nos como somos. Falhos sem falhas. Indecisos cheios de firmeza. Humanos.

Tudo isso para perdoar o presente que recebi de bananas miúdas da Praia da Fortaleza, retiradas do pé muito antes do tempo de colher.

Por que as colheram tão temprano? Perguntei. A resposta foi indigesta. Porque são bananas que nascem em terrenos de encosta dos quais ninguém sabe o dono.

Antigamente, quando os caiçaras ainda formavam a maioria dos moradores, respeitava-se as bananeiras, mães dedicadas dos preciosos frutos, e deixavam que crescessem até a hora do parto natural.

Hoje, se não forem colhidas ao aborto, não sobra mais nenhuma para contar a história.

Dessa forma, sou obrigado a perdoar quem comete o crime da colheita antecipada. Coisa de humano. Erro de humano. Errar é humano, e por aí vai.

Na mesma praia da Fortaleza encontrei Dolly abandonada. Perguntei a quem pertencia a cachorrinha mais linda desse mundo (lá venho eu novamente com esse lance de mais do mundo). Tinha pertencido a uma família que viera do Norte e perdera a condição de sobreviver no Sul.

Contaram-me que era cuidada e amada por duas crianças da família que teve de voltar à terra de origem sem condição de levá-la na viagem. E que também, apesar dos apelos, não havia encontrado quem quisesse adotá-la.

Naturalmente a adotamos. E ela foi amada por todos esses anos em que nos fez humanos melhores a cada dia, através de seu amor, latidos de carinho e companhia sempre alegre e solidária.

Mas acabou partindo pois nem mesmo Deus é perfeito. Ou vai ver que é mais do que perfeito. Por isso as mentiras dos sonhos são perdoadas e quem colhe as bananas ao aborto na verdade as salva, e portanto também ganhará o perdão.

Mas por ter levado Dolly, sei não. Aí Deus poderia ter sido mais humano.

 

Música do dia.

 

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

You may also read!

Renato Teixeira canta no Multiplan Hall ParkShopping São Caetano

No sábado (7 de dezembro), o compositor paulista Renato Teixeira trará para São Caetano do Sul os seus grandes

Read More...

São Paulo tem 22 atletas do ABCD nas Paralimpíadas Escolares

Competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico a partir desta segunda-feira (25) e se encerra no sábado (30) Começam nesta

Read More...

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu