Postura “protecionista” atrasa desenvolvimento de quem está na graduação e precisa lidar com estágios, aponta especialista

In Canto do Joca On
- Updated
É notório o crescimento da necessidade por profissionais qualificados, com conhecimentos técnicos e de gestão. Por outro lado, os alunos que buscam essas especializações, durante a graduação, precisamente através de estágios, sofrem com um sistema emperrado, deficitário, que não se atualizou e nem se adaptou às necessidades específicas do mercado e dos estudantes.
Isso é ainda mais danoso se levarmos em consideração os alunos adultos, que buscam a primeira graduação ou programas de extensão como pós, mestrados e doutorados, conforme explica a especialista  Sandra Raphael, que tem mais de 18 anos de experiência no mercado educacional.
“Esse público, em particular, tem necessidade urgente de melhorar suas competências e melhorar sua performance, de buscar outras competências, através de uma nova graduação, por exemplo, a fim de obter mais chances no mercado de trabalho. No entanto, depara-se com um impedimento que trava todo e qualquer setor: a burocracia. Nesse caso, a do sistema de ensino”, afirmou.
Para Sandra, o modelo de ensino atual é defasado e antiquado. Mas, ainda conforme ela, é necessário também levar em consideração a falta de estímulo dos alunos que não tentam driblar esses pontos.
“Um problema seríssimo é a falta de disciplina de estudo, com foco, seriedade e comprometimento com o saber, o aprender de fato e não apenas com o diploma. Repito: por vezes isso se torna um ciclo vicioso, que atrasa o ingresso dos estudantes no mercado de trabalho, além de prejudicar a relação virtuosa entre as iniciativa privada, o poder público e a academia”, comentou.
Para a especialista, “a boa relação da academia com o mercado de trabalho proporciona à sociedade enormes benefícios, como por exemplo, na sugestão da necessidade de qualificação e na capacidade do país competir no âmbito internacional, inclusive.”
Comentando os impactos da pandemia no mercado educacional e de especializações, Sandra afirmou que a crise atestou ainda mais a necessidade de dinamicidade atual, mostrando que até mesmo o trabalho presencial pode ficar em segundo plano.
“A possibilidade de um estágio remoto, por exemplo, traz a oportunidade do aluno não se sobrecarregar com o deslocamento e otimiza as suas oportunidades de seguir trabalhando, sem deixar de lado o estudo que vai lhe garantir, junto à prática do mercado, experiência adequada para atingir a  excelência profissional. Atividades online são facilitadoras e perfeitamente funcionais”, finalizou.
Sobre Sandra Raphael
Sandra Raphael, Administradora de Empresas e pós-graduada em Gestão, pela Nova School of Business & Economics – Lisbon, Portugal. Master Coach certificada pela The International Association of Coaching e SLAC Sociedade Latino Americana e tem Certificação Internacional de Chief Happiness Officer. Fundadora da escola de negócios em Luanda, Angola. Palestrante, treinadora e consultora, especialista em multiculturalidade e interculturalidade. Vasta experiência nos mercados brasileiros, europeu e africano. Autora e co-autora de artigos e case studies sobre a Gestão em Ambiente Multicultural.
Divulgação / MF Press Global

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu