Campanha de vacinação contra influenza entra nas últimas semanas

In Canto do Joca On

Secretaria Municipal da Saúde de Diadema convoca população elegível que ainda não se imunizou para comparecer aos postos de vacinação e se proteger contra a gripe

 

Para realizar a Campanha de Vacinação contra Influenza, a Prefeitura de Diadema mantém postos de aplicação das doses nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBs), além de promover, em 30 de abril, o Dia D para disponibilizar a vacinação no sábado. Entretanto, em pouco mais um mês do início da campanha (04/04), 25.806 idosos procuraram os postos de vacinação para se proteger da doença, o número representa 50% das pessoas com mais de 60 anos que podem receber o imunizante.

A campanha segue até 3 de junho e, com pouco menos de três semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema convoca a população que ainda não se imunizou contra a influenza para comparecer às Unidades e receber a vacina.A meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) é imunizar 95% dos grupos prioritários. “A desinformação e as fakenews são os maiores responsáveis pela baixa adesão, não só à vacina da gripe, mas, também, para as vacinas do calendário vacinal de rotina. Como muitas doenças estavam erradicadas ou controladas – como o sarampo e a poliomielite – as pessoas podem ter a falsa impressão de que as doenças não ocorrem e, por isso, não se preocupam em manter as vacinas em dia. Isso é um erro e pode por em risco a saúde de toda a população”, alerta a coordenadora de Imunização de Diadema, Ferla Cirino.

A vacina da Influenza disponível neste ano protege contra três cepas do vírus causador da gripe que mais circularam em 2021, entre eles, o H3N2 Darwin, que causou o surto de gripe no final do ano passado. Atualmente, os públicos elegíveis para a vacinação são: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças entre seis meses e menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, profissionais da educação, pessoas com deficiência ou comorbidades, indígenas, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

 

Onde se vacinar

Até 11 de maio, o município aplicou 37.761 doses contra a influenza em todos os públicos elegíveis. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Diadema, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Até sexta-feira (20/05), as pessoas referenciadas na UBS Piraporinha – que está em reforma – podem se dirigir até as UBSs próximas (Nogueira, São José, Nova Conquista) para se vacinar. A partir de segunda-feira (23/05), o atendimento volta a ser realizado no prédio da Unidade. Os endereços estão em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.

Para receber a vacina basta apresentar umdocumento pessoal com foto. Para o público infantil é necessário apresentar a caderneta de vacinação. Sempre que possível, leve, também, seu cartão do SUS. Mas atenção, pois alguns grupos precisam apresentar documentos específicos, como documentação que comprove o vínculo com a instituição de trabalho ou documento que comprove a comorbidade. São eles:

●       Crianças de seis meses a menores de cinco anos: Caderneta de vacinação e presença de um acompanhante maior de 18 anos;

●       Entre cinco e 59 anos: devem pertencer a um dos grupos elegíveis para receber a vacina. Para menores de 12 anos, há exigência de um acompanhante maior de 18 anos;

●       Gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto): devem apresentar documento comprobatório (exame de gravidez, caderneta de Pré-Natal, relatório de alta da maternidade, certidão de nascimento do RN)

●       Trabalhadores da Educação, Saúde e segurança: documento que comprove vínculo com alguma instituição em que trabalha.

Caso a pessoa esteja com algum sintoma gripal, a orientação é fazer o teste para covid-19 e adiar a vacinação até a recuperação clínica. Se houver confirmação para covid-19, é preciso aguardar, no mínimo, quatro semanas para receber a imunização.

Durante a permanência na Unidade Básica de Saúde, o uso de máscara de proteção continua obrigatório.

You may also read!

Presente de R$ 30 milhões para Santo André: Shopping ABC de cara nova

Para festejar seus 30 anos na cidade, investimento de R$ 30 milhões marca compromisso do empreendimento com a comunidade Em

Read More...

Natal Mágico em Ribeirão Pires promete encantamento e solidariedade

Evento contará, em primeiro lugar, com desfile natalino, espetáculos, feira de artesanato e iluminação especial em 7 e 8

Read More...

Lucas Ferron enaltece chegada ao Santo André e projeta Série A-2

O Santo André segue, acima de tudo, se preparando para a disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu