O boxeador e primeiro medalhista olímpico de boxe do Brasil, Servílio de Oliveira, recebeu na noite desta quarta (04.05) o título de Cidadão Andreense na Câmara Municipal de Santo André.
Servílio iniciou a carreira como boxeador em 1966 e fez a sua primeira luta oficial no ginásio Pedro Dell’Antonia, em Santo André. Depois, passou a trabalhar na Pirelli e integrou a tradicional equipe de esportes da empresa.
“Eu estou muito emocionado. Fico com a voz embargada porque acho extraordinário receber essa homenagem 56 anos depois aqui na cidade onde iniciei a minha trajetória profissional. Quero agradecer o professor Ricardo Alvarez pelo reconhecimento”, afirmou, em resumo, o ex-pugilista.
A homenagem foi apresentada,, em primeiro lugar pelo vereador Ricardo Alvarez (PSOL).
Teve aprovação no plenário em 2022 pelos serviços prestados pelo atleta, que é natural de São Paulo, mas reside e trabalha na cidade.
“É um orgulho muito grande ter um cidadão como o Servílio na nossa cidade. Essa sessão é uma pequena homenagem mais do que merecida a ele e serve também de alerta para que possamos dar mais atenção ao esporte como um todo na nossa região e no Brasil”, afirmou o vereador.
Em 2021, Servílio venceu uma batalha jurídica contra a exclusão do seu nome, assim como de outros esportistas negros, da lista de homenageados da Fundação Palmares.
A entidade brasileira é responsável pela promoção e divulgação da cultura e história negra no Brasil.
Atleta da categoria mosca, entre 48 a 52 kg, Servílio levou a medalha de bronze na Olimpíada do México em 24 de outubro de 1968.
Em 2018, retornou ao país caribenho a convite do Comitê Olímpico para os festejos de 50 anos daquele evento.