São Bernardo celebra 2 anos do novo Hospital Anchieta com retomada de tratamentos oncológicos

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Adaptado para tratamento exclusivo de Covid-19, equipamento volta, portanto, à função original exercida antes da pandemia

Primeiro equipamento de referência para o atendimento de pacientes com a Covid-19 de São Bernardo, o novo Hospital Anchieta completa neste sábado (30/04), em primeiro lugar, dois anos de reabertura, com a retomada dos tratamentos oncológicos – função exercida antes da pandemia.

Em visita à unidade de Saúde, o prefeito Orlando Morando celebrou, acima de tudo, a nova transição da unidade,

Vale lembrar, por exemplo, que ela conta ainda com o primeiro aparelho de radioterapia pública municipal do ABCD.

O chefe do Executivo ressalta que as 3.041 vidas salvas no equipamento durante o período dedicado ao tratamento exclusivo de pacientes com Coronavírus são um importante legado para esta nova fase de retomada do tratamento oncológico, ainda mais eficiente com o novo equipamento de combate ao câncer. O serviço integra projeto de expansão nacional e foi viabilizado pela Prefeitura junto ao Ministério da Saúde, com investimento de R$ 10 milhões.

“É uma sensação de trabalho cumprido. Nesta data, fiz questão de vir até o Anchieta cumprimentar todos os profissionais de Saúde, que tanto se dedicaram no período de pandemia e que agora continuam no combate diário pela vida dos pacientes oncológicos em nossa cidade”, destacou Morando.

Tratamento oncológico

Todo o tratamento oncológico ofertado pela Prefeitura volta a ser executado pelo Hospital Anchieta. Durante a pandemia, os atendimentos vinham sendo realizados no Hospital de Clínicas, com exceção da radioterapia. O município oferta em média 800 consultas oncológicas mensais, 700 sessões de quimioterapia e outras 500 de radioterapia. “Ofertar a radioterapia no mesmo local dos demais tratamentos é um diferencial muito importante para o paciente oncológico. O serviço fica mais humanizado e mais eficiente”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. 

Leitos de Covid-19

Mas, uma ala de isolamento ainda está mantida no hospital, com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria para o tratamento de Covid-19.

Durante o período de pandemia, os 100 leitos do Hospital Anchieta ficaram, em conclusão, dedicados exclusivamente ao tratamento da doença.

 

You may also read!

Natal Iluminado de São Bernardo estreia neste sábado com orquestra sinfônica e espetáculo de luzes

Maior festejo de fim de ano da história da cidade terá Pista de Patinação no Gelo, árvore gigante de

Read More...

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu