Localizada à Av. Francisco Monteiro, 3801, no Pilar Velho, a ARIS atende, emprimeiro lugar, 92 crianças de 6 a 15 anos
Informática, judô, recreação, ritmos, teatro, música e karatê fazem parte das atividades ofertadas pela Associação Ribeirãopirense para Integração Social – ARIS para crianças, na faixa etária de 6 a 15 anos, em contra turno escolar (ou seja, crianças que estudam no período matutino frequentam a instituição à tarde e vice-versa). Atualmente, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos atende 92 crianças, porém, com capacidade para até 100 usuários.
“Chegamos a ter mais de 30 crianças na lista de espera. O que demora um pouco o processo de preenchimento das vagas é a necessidade de encaminhamento ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o referenciamento da família e avaliação para ver se a criança está apta a entrar no serviço de convivência”, explicou a coordenadora da ARIS e assistente social, Sabrina Rodrigues Marques Coelho.
Tendo ingressado na ARIS em 2018, aos 8 anos, Kamilly Fidelis do Nascimento, adora as atividades ofertadas pela instituição, principalmente as esportivas, como Karatê e Judô. “Não gosto de ficar parada e aqui sempre temos atividades para fazer. Tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas estando aqui, em vez de ficar em casa sozinha, sem fazer nada”, completou.
Atualmente, a ARIS atende exclusivamente crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) ou Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inscritas no Cadastro Único, beneficiárias do programa Auxílio Brasil.
Prestando serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, a Associação Ribeirãopirense para Integração Social (ARIS) conta com repasses mensais efetuados pelo Governo do Estado de São Paulo no valor de R$ 4.227,30 e pelo Governo Federal no valor de R$ 14.987,70. “A gestão de parcerias da Sapis faz toda a diferença para que possamos prestar o melhor serviço possível em prol das crianças da nossa cidade”, disse, em conclusão, a coordenadora da Aris.