Em 15 de abril de 2011, o prefeito José Auricchio Júnior inaugurou na Rua Peri o CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) Dr. Tatuya Kawakami, posteriormente transferido para a Alameda Conde de Porto Alegre, no Bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul.
Rapidamente, o equipamento público tornou-se, em primeiro lugar, referência no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência, estruturado em quatro grandes pilares: triagem neonatal e de doenças raras, transtornos de aprendizagem e reabilitação.
4,5 mil atendimentos/mês
No aniversário de 11 anos, o CTNEN celebra a expressiva marca de 4.500 atendimentos por mês.
Um centro de excelência, símbolo da atenção da Prefeitura à pessoa com deficiência.
Para marcar a data, nesta terça-feira (19/4) teve bolo, brincadeiras, mágicas e música para a criançada.
E, principalmente, o compromisso reafirmado com o constante aprimoramento das políticas de inclusão em São Caetano do Sul.
“Governar é elencar prioridades. E, no nosso governo, a pessoa com deficiência é uma delas. Nossa atenção a este tema resultou, ao longo dos anos, na criação do CTNEN, da Sedef, do Programa de Inclusão Escolar, que está sendo reestruturado. Enfim, atuamos em todas as frentes, sem politizar a causa. Nós, da Prefeitura, seguiremos pelo rigor técnico, cercados do amor ao próximo”, destacou Auricchio.
Complexo Municipal
O prefeito aproveitou a oportunidade para reiterar o projeto pela construção do Complexo Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência, que está inserido em seu plano de governo.
“Representará um salto nas políticas públicas às pessoas com deficiência, tratando inclusive doenças raras. Além disso, envolve a completa reestruturação do CTNEN, com a ampliação da oferta de serviços e exames, como o teste do pezinho”, antecipou Auricchio.
O deputado estadual Thiago Auricchio solicitou R$ 8 milhões junto ao Governo do Estado para a construção do Complexo. “Já temos um sinal positivo pela liberação destes recursos, que serão fundamentais para São Caetano seguir avançando no atendimento às pessoas com deficiência”, pontuou o parlamentar, dando a sugestão para que o espaço conte também com um parque sensorial.
Atendimentos
O CTNEN é composto por equipe interdisciplinar composta por enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, psicomotricista, fisioterapeuta, neuropsicólogo e equipe médica.
É responsável pela Triagem Neonatal (teste do pezinho) e atendimento de bebês que apresentam alguma alteração nos exames, além de atender à intervenção precoce de bebês prematuros nascidos no município.
Realiza atendimento de reabilitação nas desordens motoras de munícipes até 14 anos.
Oferece, além disso, a Avaliação e Intervenção nos Distúrbios Neurossensoriais tais como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), déficit cognitivo e transtorno de aprendizagem.
“Defendemos a maior minoria da população, que são as pessoas com deficiência”, definiu, em conclusão, o coordenador e um dos idealizadores do CTNEN, Cristiano Gomes.