CTNEN de São Caetano festeja 11 anos como referência estadual

In ABCD On
- Updated
Fotos: Eric Romero / PMSCS

Em 15 de abril de 2011, o prefeito José Auricchio Júnior inaugurou na Rua Peri o CTNEN (Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial) Dr. Tatuya Kawakami, posteriormente transferido para a Alameda Conde de Porto Alegre, no Bairro Santa Maria, em São Caetano do Sul.

Rapidamente, o equipamento público tornou-se, em primeiro lugar, referência no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência, estruturado em quatro grandes pilares: triagem neonatal e de doenças raras, transtornos de aprendizagem e reabilitação.

4,5 mil atendimentos/mês

No aniversário de 11 anos, o CTNEN celebra a expressiva marca de 4.500 atendimentos por mês.

Um centro de excelência, símbolo da atenção da Prefeitura à pessoa com deficiência.

Para marcar a data, nesta terça-feira (19/4) teve bolo, brincadeiras, mágicas e música para a criançada.

E, principalmente, o compromisso reafirmado com o constante aprimoramento das políticas de inclusão em São Caetano do Sul.

“Governar é elencar prioridades. E, no nosso governo, a pessoa com deficiência é uma delas. Nossa atenção a este tema resultou, ao longo dos anos, na criação do CTNEN, da Sedef, do Programa de Inclusão Escolar, que está sendo reestruturado. Enfim, atuamos em todas as frentes, sem politizar a causa. Nós, da Prefeitura, seguiremos pelo rigor técnico, cercados do amor ao próximo”, destacou Auricchio.

Complexo Municipal

O prefeito aproveitou a oportunidade para reiterar o projeto pela construção do Complexo Municipal de Atenção à Pessoa com Deficiência, que está inserido em seu plano de governo.

“Representará um salto nas políticas públicas às pessoas com deficiência, tratando inclusive doenças raras. Além disso, envolve a completa reestruturação do CTNEN, com a ampliação da oferta de serviços e exames, como o teste do pezinho”, antecipou Auricchio.

O deputado estadual Thiago Auricchio solicitou R$ 8 milhões junto ao Governo do Estado para a construção do Complexo. “Já temos um sinal positivo pela liberação destes recursos, que serão fundamentais para São Caetano seguir avançando no atendimento às pessoas com deficiência”, pontuou o parlamentar, dando a sugestão para que o espaço conte também com um parque sensorial.

Atendimentos

O CTNEN é composto por equipe interdisciplinar composta por enfermeiro, assistente social, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicopedagogo, psicólogo, psicomotricista, fisioterapeuta, neuropsicólogo e equipe médica.

É responsável pela Triagem Neonatal (teste do pezinho) e atendimento de bebês que apresentam alguma alteração nos exames, além de atender à intervenção precoce de bebês prematuros nascidos no município.

Realiza atendimento de reabilitação nas desordens motoras de munícipes até 14 anos.

Oferece, além disso, a Avaliação e Intervenção nos Distúrbios Neurossensoriais tais como: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), déficit cognitivo e transtorno de aprendizagem.

“Defendemos a maior minoria da população, que são as pessoas com deficiência”, definiu, em conclusão, o coordenador e um dos idealizadores do CTNEN, Cristiano Gomes.

You may also read!

Smart Sanca é vital para localizar e resgatar com segurança menina de 12 anos perdida no Parque Linear Kennedy

O Smart Sanca - Centro de Inteligência, Segurança e Emergências da Prefeitura de São Caetano foi acionado por um

Read More...

Gincana de Voluntariado Braskem mobiliza mais de 1.500 pessoas e beneficia 22 instituições em cinco Estados

Iniciativa promove, acima de tudo, melhorias estruturais, doações e capacitações em comunidades próximas às operações da companhia Mais de 1.500

Read More...

Uva ‘Manzoni’ será cultivada no Centro de Enologia da Etec Benedito Storani, em Jundiaí

Em ação conjunta com instituto enológico de Conegliano, casta italiana utilizada na produção de vinhos frizantes chegará, portanto, em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu