Estagiários de pedagogia da rede municipal participaram de formação do APSE. Escolas desenvolveram atividades voltadas ao respeito e inclusão.
A Secretaria de Educação, Cultura e Turismo de Ribeirão Pires (Secult) iniciou nesta semana ações de conscientização sobre o autismo.
Nesta sexta-feira (1º.04), estagiários de pedagogia da rede municipal participaram, em primeiro lugar, de formação voltada ao tema.
Nas escolas, os alunos participam, acima de tudo, de atividades pedagógicas para compreenderem a importância da inclusão e do respeito à diversidade.
“É importante que as pessoas compreendam que a pessoa autista não vive em um mundo a parte, mas sim faz parte de nosso mundo. As crianças têm grande potencial de desenvolvimento, apesar das especificidades. O fato de ser autista não é impeditivo, mas demanda estratégias pedagógicas direcionadas”, explica, por exemplo, a orientadora da Educação Especializada da Prefeitura, Valquíria Mendes.
143 estudantes
As 33 escolas municipais de Ribeirão Pires atendem 143 estudantes autistas, do Ensino Infantil ao Fundamental 2.
A formação para estagiários de pedagogia foi ministrada, portanto, por profissionais do serviço de Apoio Psicossocial Escolar – APSE.
Abordou, em suma, formas de acolhimento e atendimento dos estudantes.
Atividades nas unidades de ensino celebram o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril.
Na E.M. Prof. Mabel Cunha, alunos aprenderam sobre o respeito por meio de tarefas lúdicas, como a pintura de símbolos com as cores que representam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Meu Super-Herói”
Teve início neste sábado, na Casa do Origami do Parque Oriental, a exposição “Meu Super-Herói”.
A campanha do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil) chama a atenção para valores como o respeito e a inclusão de pessoas autistas.
A mostra, apoiada pela Secult, segue em cartaz, em conclusão, até 30.04, aos sábados e domingos, das 9h às 16h (Rua Major Cardim, 3.100 – Estância Noblesse. Entrada Gratuita I Classificação livre).