Santo André tem maior entrega de escrituras da história da cidade no Sacadura Cabral e Tamarutaca

In ABCD On
- Updated
Fotos: Alex Cavanha e Helber Aggio/PMSA

Moradores receberam, em primeiro lugar, 1.723 títulos de propriedade, após décadas de espera por regularização fundiária

A Prefeitura de Santo André realizou neste domingo (27.03), portanto, a maior entrega de escrituras da história da cidade.

Foram, acima de tudo,1.723 matrículas para os moradores dos núcleos Sacadura Cabral e Tamarutaca.

A atuação conjunta entre o município e a Secretaria da Habitação do Estado já emitiu 6 mil matrículas desde 2017 e a expectativa é de que, até o ano de 2024, mais 8 mil escrituras sejam emitidas, proporcionando segurança jurídica para essas famílias.

“Trazer dignidade para nossa gente é um dos pilares da nossa gestão. Depois de décadas de espera agora essas famílias têm um título de propriedade. Nunca se viu um programa de regularização fundiária tão efetivo na nossa cidade, é o maior já realizado na história de Santo André. Acima de tudo, isso proporciona segurança para os donos destes imóveis, que agora têm um lar para chamar de seu”, comemorou, por exemplo, o prefeito Paulo Serra durante a entrega das matrículas.

Neste domingo, foram entregues 1.233 matrículas a moradores do Núcleo Tamarutaca e outras 490 escrituras no Núcleo Sacadura Cabral.

O secretário executivo da Habitação do Estado de São Paulo e presidente do programa Cidade Legal, Fernando Marangoni, comemorou a parceria entres o município e o governo estadual.

“Tratamos com uma parceria séria e planejamento um problema crônico de Santo André que era o de irregularidade fundiária. Com isso os problemas foram resolvidos tanto em núcleos maiores, quanto nos momentos e atingimos 80% do total de moradias, antes em em situação irregular, com título de propriedade”, destacou, em resumo.

História

O Núcleo Tamarutaca teve, além disso, sua implantação iniciada no ano de 1975, por meio de ocupação espontânea em área pública municipal.

Hoje, o núcleo tem 1.233 lotes em uma área de 104 mil metros quadrados e se encontra consolidado e integrado à cidade.

Já o Núcleo Sacadura Cabral foi implantado na década de 1970, em área de propriedade particular e pública e surgiu também de ocupação espontânea.

Hoje, o núcleo tem 490 lotes em uma área de 39 mil metros quadrados.

Os dois núcleos contam com rede de distribuição de água e coleta de esgoto, energia e iluminação pública.

Possuem pavimentação, com guias, sarjetas, calçadas e sistema de drenagem das águas pluviais, tendo trafegabilidade total no viário. Há coleta de lixo e transporte coletivo municipal.

Em relação aos equipamentos públicos urbanos, os locais possuem, em conclusão, escolas de educação infantil, primeiro grau e segundo grau, Unidade de Saúde e centro de saúde nas proximidades.

You may also read!

GCM de Ribeirão Pires detém suspeito de tráfico no Centro

A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires deteve, na noite de sexta-feira (25.07), indivíduo suspeito de tráfico de drogas

Read More...

Último dia do FIP leva diversidade artística e boa gastronomia às ruas de Paranapiacaba

Neste domingo, dezenas de atrações vão agitar o público a partir das 11h O Festival de Inverno de Paranapiacaba (FIP)

Read More...

O que abre e fecha no feriado de Aniversário de 148 anos de São Caetano

Em função do feriado desta segunda-feira, 28 de julho, aniversário de São Caetano do Sul, há mudanças no funcionamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu