Para marcar a celebração do Dia Mundial da Água e reforçar as iniciativas de sensibilização para preservação e proteção das áreas de manancial e da mata ciliar, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nesta terça-feira (22), em primeiro lugar, um mutirão de limpeza no Parque Natural do Pedroso.
A ação contou com a participação de funcionários da autarquia, frequentadores da Unidade de Conservação e do grupo de moradores integrantes do Coletivo Amigos do Pedroso.
Enquanto o grupo seguia por terra, recolhendo pequenos detritos e resíduos nas margens dos lagos e junto à pista de corrida, funcionários do Departamento de Gestão Ambiental da autarquia seguiam de barco, fazendo a limpeza dentro dos lagos, em conjunto com um morador que levou o seu caiaque par auxiliar na iniciativa. No total, foram removidas 11 toneladas de resíduos.
Premissa
O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, acompanhou o início do mutirão.
“A preservação e proteção dos recursos hídricos é uma premissa importantíssima para um futuro sustentável e, neste sentido, o Parque do Pedroso integra uma área de preservação e recuperação dos mananciais. A ação de hoje é simbólica, mas ver o empenho e a energia que os participantes colocaram nesta iniciativa, nos mostra o cuidado e o carinho que têm com este espaço, um patrimônio natural da nossa cidade”, comenta.
O Parque Natural Municipal do Pedroso possui uma rede hídrica importante.
A microbacia do córrego Pedroso fica totalmente dentro do Parque e apresenta 37 nascentes e 15 lagos.
O espaço é uma Unidade de Conservação desde 1998 e sua vegetação é composta de remanescentes de Mata Atlântica, com fauna e flora distribuída entre os 8,4 milhões de m² do parque.
O Dia Mundial da Água é, em conclusão, uma data criada pela Organização das Nações Unidas para sensibilizar pessoas e governos para a importância da água e para a preservação dos recursos hídricos.