Mais de 60% dos municípios paulistas têm aterros funcionando irregularmente

In Canto do Joca On
- Updated

Mais de 60% dos aterros fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) no início deste mês, em 247 municípios paulistas, apresentaram algum tipo de irregularidade. De problemas como catadores informais trabalhando diretamente nos locais, o que é proibido por lei, ao acúmulo de chorume, resíduo altamente poluente que contamina o solo e pode comprometer o lençol freático.

“A pesquisa também mostra que antes de enterrar o lixo, 85% não realiza qualquer tipo de processamento como reciclagem, reutilização e tratamento. Infelizmente, o descarte adequado de resíduos sólidos continua sendo um enorme desafio para muitas prefeituras em todo o Brasil”, afirma Suzette Renault de Carvalho, gestora ambiental da Conam – Consultoria em Administração Municipal.

Tanto é, que pela Lei 12.305/2010, que estabelece a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os municípios deveriam ter acabado com seus lixões em 2014. Mas isso não aconteceu e, de prorrogação em prorrogação, agora o prazo final se estendeu até agosto de 2024 – neste caso, para os municípios com população inferior a 50 mil habitantes, de acordo com o Censo 2010.

“Além da falta de condições técnicas, de orientação, de capacitação profissional para a elaboração de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, a dificuldade financeira que muitas prefeituras enfrentam também contribui muito para todo esse cenário de irregularidades e de atraso para dar um fim aos lixões”, conclui Isabela Giglio, advogada especialista em Direito Administrativo da Conam.

Para conferir o levantamento completo da fiscalização realizada pelo TCESP, acesse encurtador.com.br/jqJR9.

Sobre a Conam – No mercado há 43 anos, a Conam – Consultoria em Administração Municipal conta com uma equipe de mais de 200 colaboradores e profissionais altamente qualificados. A empresa atende atualmente a mais de 120 entidades governamentais entre Prefeituras, Autarquias, Fundações e Câmaras Municipais nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

You may also read!

Mauá terá passe livre no transporte municipal no segundo turno das eleições

Gratuidade estará disponível a partir das primeiras viagens, por volta das 4h, até a última viagem de cada linha Os

Read More...

Medalhistas brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química projetam futuro na ciência e na inovação

Competição internacional apoiada pela Abiquim reuniu estudantes de 15 países em Fortaleza, e o Brasil conquistou três medalhas de

Read More...

Eleita a melhor empregadora de saneamento do país, BRK tem vagas de emprego abertas em Mauá

Reconhecimento internacional da Revista TIME e Statista destaca a gestão de pessoas da concessionária, que agora busca novos talentos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu