O advogado Ariel de Castro Alves foi nomeado pelo presidente da OAB de São Bernardo do Campo, Luiz Ricardo Bertanha, para presidir a Comissão de Direitos Humanos da OAB da Cidade.
Apesar de ser referência no assunto e um dos defensores de direitos humanos mais conhecidos do País, será a primeira vez que o advogado irá coordenar a Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Bernardo.
Na OAB do Estado de São Paulo, Ariel já presidiu a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB SBC, foi membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Estadual, na qual coordenou o Grupo de Trabalho do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Na OAB Nacional, o advogado foi um dos fundadores da Comissão Especial da Criança e do Adolescente, da qual foi vice presidente.
Ariel atua há mais de 25 anos na área de direitos humanos e atualmente integra o Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (INDICA) e preside o Grupo Tortura Nunca Mais, a entidade de direitos humanos mais antiga do Brasil, fundada pelo falecido arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns.
Além disso, o advogado já atuou e colaborou com outras importantes entidades e instituições, como a Human Rights Watch, Justiça Global, Movimento Nacional de Direitos Humanos, CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), entre outras.
Em 2012, Ariel recebeu menção honrosa do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo trabalho como presidente da Fundação Criança de São Bernardo, entre 2009 e 2013.
Na mesma semana, o advogado foi nomeado pela presidente da OAB – SP, Patrícia Vanzolini, para compor também, em conclusão, as Comissões da Criança e do Adolescente, e de Ação Social e Cidadania, ambas da OAB Estadual.