Diadema vai vacinar alunos de 5 a 11 anos nas escolas da cidade

In ABCD On
- Updated
Foto: Igor Andrade/PMD

Ação vem sendo discutida entre as secretarias de Saúde e Educação desde o início de fevereiro e cronograma para aplicação das doses será definido nos próximos dias

A partir de segunda-feira (21/02), as secretarias municipais de Saúde e Educação de Diadema começam a definir a programação para vacinar os alunos com idade entre 5 e 11 anos nas escolas da cidade. A iniciativa já vinha sendo discutida há algumas semanas entre as secretarias municipais de Saúde e Educação e vai ao encontro das recomendações do governo do Estado de São Paulo para realização da Semana E de Vacinação Infantil Contra a Covid-19. Desde o início do mês, equipes de saúde têm ido às escolas para sensibilizar pais/responsáveis sobre a importância da imunização.

Na segunda-feira (21), a Secretaria de Educação se reunirá com as escolas para passar as orientações quanto à vacinação dos alunos. Durante a semana, também será entregue um termo de autorização para que pais ou responsáveis possam escolher uma das três opções para vacinação da criança: com acompanhamento presencial dos pais; na impossibilidade de presença de um responsável, deverá ser assinada uma autorização prévia; na terceira opção, o aluno será vacinado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência. A Secretaria da Saúde também fará as recomendações às UBSs.

Na segunda etapa, escolas e Unidades definirão em conjunto o calendário para aplicação das doses. A programação terá início com as 48 escolas municipais (sem contar creches) e, após a conclusão, será feita com as escolas estaduais. Unidades de ensino particulares devem procurar a UBS de seu território para agendar a vacinação dos alunos.

As duas fases são importantes para mapear a quantidade de crianças a ser vacinada, bem como definir quantidade de equipes de saúde mobilizadas, número de doses dos imunizantes e toda a logística necessária para a ação.

A coordenadora da Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD), Keila Cristina da Silva, ressalta que a Saúde e Educação estão juntas desde o início da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 no esforço de avançar com a vacinação das crianças e frear a pandemia causada pelo novo coronavírus. “As equipes já vêm realizando um trabalho próximo e permanente de combate à covid-19 desde o ano passado. A conduta de cada um de nós depende o futuro de todos”. “É muito simbólica a vacinação das crianças nas escolas. Porque é notório o impacto da pandemia no campo de aprendizagem em todo o mundo, e a vacinação nas nossas estruturas escolares é uma virada de página nesse cenário, para que possamos aplicar, de forma integral, todos os projetos da Educação, inclusive a recomposição de aprendizagem”, afirmou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.

Vacinação na cidade

Atualmente, o município está vacinando com a segunda dose (D2) crianças com idade entre cinco e 11 anos de idade que tomaram a Coronavac como primeira dose (D1), além de aplicar a primeira dose nas demais crianças dessa faixa etária aptas a receber o imunizante. O município possui 44.062 crianças com idade entre cinco e 11 anos e, até esta sexta-feira (18/02), foram aplicadas 27.392 primeiras doses em crianças e 165 segundas doses no público infantil.

Além da vacinação nas escolas, a aplicação das doses contra covid-19 está disponível nas 20 UBSs, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão possuem horário estendido até às 18h.

Vale ressaltar que o município tem adotado diversas estratégias para incentivar a vacinação de crianças e adultos, como ampliação do horário de algumas UBS para facilitar o acesso, realização de Dias D, exigência de passaporte da vacina em estabelecimentos de uso coletivo públicos e privados, implantação de postos de vacinação temporários, a exemplo dos shoppings Praça da Moça e Diadema, além da intensificação de ações de comunicação nas redes sociais.

You may also read!

Sinfônica de Santo André apresenta concerto Ressurreição com Coro Lírico do Theatro Municipal de São Paulo

Apresentações serão, em primeiro lugar, no Teatro Municipal Maestro Flavio Florence em 30 de novembro e 1º de dezembro Em

Read More...

Santo André será única sede do ABCD na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025

Estádio Bruno José Daniel terá dois campeões na primeira fase: Ramalhão e Corinthians, além de Rio Branco-AC e Gazin-RO Santo

Read More...

Rubão Fernandes assume interinamente Prefeitura de Ribeirão Pires

Ato de transmissão do cargo com o prefeito Guto Volpi aconteceu, em primeiro lugar, nesta manhã, no Gabinete; Rubão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu