Metrô projeta quatro estações em Santo André

In ABCD On
- Updated
Fotos: Alex Cavanha/PMSA

O Estado prevê para 2023 o lançamento de edital para elaboração do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô, para ligar Santo André à região da Lapa, em São Paulo.

O anúncio foi feito, em primeiro lugar, em reunião do prefeito Paulo Serra co, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, e o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

A Linha 20-Rosa terá 33 quilômetros de extensão e 24 estações, seis delas no ABCD.

Em Santo André serão construídas as estações Afonsina, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André, esta integrada à linha 10-Turquesa da CPTM.

Em São Bernardo estão previstas, da mesma forma, as estações Taboão-Paulicéia e Rudge Ramos.

Primeiro passo

“Essa é uma obra de longo prazo, que não vai começar amanhã, mas que precisa ter um primeiro passo. A resolução de problemas crônicos não acontece de um dia para o outro, mas alguma hora tem que começar. A chegada do Metrô à cidade é um sonho e vamos fazer de tudo para que este projeto saia do papel”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Completamente subterrânea, a linha deve transportar cerca de 1,3 milhão de pessoas por dia.

Das 24 estações, sete darão acesso a outras linhas do sistema metroferroviário: Santa Marina (Linha 6-Laranja do Metrô), Lapa (Linha 7-Rubi da CPTM e Linha 8-Diamante da ViaMobilidade), Cerro Corá (Linha 2-Verde do Metrô), Fradique Coutinho (Linha 4-Amarela da ViaQuatro), Moema (Linha 5-Lilás do Metrô), Saúde (Linha 1-Azul do Metrô) e Santo André (Linha 10-Turquesa da CPTM).

Estudo técnico

“Já fizemos o projeto diretriz, todo o estudo técnico para delinear o traçado da linha foi concluído e já existe parte dos estudos de solo realizada. Nesse momento estamos elaborando o anteprojeto de engenharia e o Estudo de Impacto Ambiental. Depois dessa etapa toda vamos licitar o projeto básico, que vai determinar o traçado definitivo da linha”, afirmou o presidente do Metrô, Silvani Pereira.

Em dezembro de 2021, o Metrô contratou consórcio que irá elaborar estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico para a implantação da Linha 20-Rosa.

O objetivo é que sejam apresentadas soluções inovadoras para atrair a participação de investidores na implantação da linha.

Passando pela proposição de alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto, das estações e dos pátios de estacionamento de trens e de manutenção.

“Essa será a linha mais integradora que teremos no Metrô, que terá uma importância muito grande não somente para o ABC, mas vai resolver muitos problemas da cidade de São Paulo. Para a integração dos transportes metropolitanos será fenomenal”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

BRT

Na coletiva após a reunião, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, afirmou, portanto, que até o final do mês terão início as obras do BRT-ABC.

O sistema de transporte ligará o ABCD à Capital, passando por São Bernardo, Santo André e São Caetano.

A previsão é de que o sistema tenha, em conclusão, uma estação em Santo André, integrada à futura estação Afonsina da Linha 20-Rosa.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu