Paranapiacaba na final global do Wiki Loves Monuments de fotos de monumentos brasileiros

In Canto do Joca On
- Updated
Trem abandonado -Vila Ferroviaria de Paranapiacaba. Photographer: Fabio-Yoshimitsu Nakamura

Rio de Janeiro, Bahia e Brasília tiveram mais premiados e finalistas em 2021, mas Santo André entra na parada neste ano, revela o MidiaTalks By J&Cia

Fábio Yoshimitsu Nakamura ficou em 5º lugar na classificação para a finbal com a foto de um trem abandonado na Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André.

Na descrição do prêmio, eles relatam: “O local fica no município de Santo André e surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.”

Wikipedia

Foi a 10ª edição do concurso internacional de fotos de monumentos e sítios históricos da enciclopédia online Wikipedia que anunciou os vencedores da primeira fase.

Todos, em primeiro lugar, eleitos pelos júris nacionais dos países que fazem parte da competição. 

O vencedor da etapa Brasil foi, além disso, um fotógrafo lituano que mora no Rio.

Donatas Dabravolskas registrou a estátua de Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana, e teve outros dois trabalhos selecionados entre os 10 melhores. 

Já Francisco Willian Saldanha, fotógrafo de Brasília, que em anos anteriores emplacou duas fotos entre os melhores registros de monumentos do mundo no concurso, garantiu quatro trabalhos entre os 10 melhores do Brasil este ano. Os vencedores serão anunciados em fevereiro.

Desde 2015

O Wiki Loves Monuments é realizado desde 2015 no Brasil, e neste ano teve uma categoria dedicada exclusivamente à Bahia. 

Desde então o número de registros na Wikidata, base de dados livres que gera listas de monumentos, aumentou de 1,5 mil para mais de 10 mil.

E isso com representantes de todas as regiões do País.

Segundo Éder Porto, um dos organizadores, a ideia é estimular a captura de imagens de monumentos “fora da rota”.

Eles estão sujeitos ao vandalismo, à negligência e ao abandono do Estado.

“Esse registro pode ser o último”, diz ele, acima de tudo. 

A etapa brasileira do Wiki Loves Monuments 2021 teve a participação de 113 fotógrafos, com 72 novos participantes e 928 monumentos registrados.

Deles, 596 participaram pela primeira vez.

Santa Catarina foi, em conclusão, o Estado que mais ilustrou monumentos pela primeira vez (172) .

Donatas Dabravolskas é veterano do Wiki Loves Monuments. Em 2019 o fotógrafo venceu a etapa nacional do concurso de fotos de monumentos com um registro dos Arcos da Lapa.
Estátua de Carlos Drummond de Andrade, Copacabana, RJ (WLM 2021 – Donatas Dabravolkskas). Neste ano, além de garantir o primeiro lugar com a foto da estátua de Drummond, Donatas ficou também com a 6ª e a 10ª colocações, com imagens do calçadão de Copacabana e do Real Gabinete Português de Leitura. 
Vista do alto do Calçadão de Copcabana com seus mosaicos e palmeiras., Foto: Donatas Dabravolskas
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro. Foto: Donatas-Dabravolskas
Museu Histórico de Brasília. Foto: Francisco-Saldanha; O museu, projetado por Oscar Niemeyer, é o mais antigo da capital federal, inaugurado no mesmo dia que a cidade, e tem por objetivo preservar os trabalhos que se referem à história da construção de Brasília.
Memorial JK Brasília. Foto: Francisco Saldanha. Na sétima colocação ficou a foto do Memorial JK , que é um museu, mausoléu e centro cultural construído para homenagear o 21º. Presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek de Oliveira.
Santuário Dom Bosco, Brasília. Foto: Francisco Saldanha. O Santuário Dom Bosco foi mais uma vez retratado pelo fotógrafo e ficou com a oitava colocação, agora mostrando um novo ângulo dos vitrais.
Catedral Metropolitana de Brasília. Foto: Francisco Saldanha. Em nono lugar ficou a imagem da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília. O monumento concebido por Oscar Niemeyer venceu em 1988 o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura.

Vinícius Araújo ficou em terceiro lugar na etapa Brasil do Wiki Love Photos com um registro do sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, conhecido como Ruínas de São Miguel das Missões, localizado no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul. O local é um conjunto de remanescentes da antiga redução jesuítica de São Miguel Arcanjo, integrante dos chamados Sete Povos das Missões.
Renato Santiago Rodrigues conquistou o 4º lugar com a imagem em preto e branco da Estação da Luz, uma das mais importantes estações ferroviárias de São Paulo. A estação foi inaugurada em 1865 e está localizada no bairro do Bom Retiro. O edifício atual foi construído entre 1895 e 1901 e projetado pelo arquiteto britânico Charles Henry Driver para a São Paulo Railway.
Fábio Yoshimitsu Nakamura ficou em 5º lugar com a foto de um trem abandonado na Vila Ferroviária de Paranapiacaba, em São Paulo. O local fica no município de Santo André e surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway.

 

You may also read!

São Paulo tem 22 atletas do ABCD nas Paralimpíadas Escolares

Competição acontece no Centro de Treinamento Paralímpico a partir desta segunda-feira (25) e se encerra no sábado (30) Começam nesta

Read More...

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu