A combinação de crianças e agulhas costuma, acima de tudo, resultar em muitas lágrimas e protestos.
Mas, na campanha de vacinação pediátrica contra a covid-19, os postos de saúde também têm presenciado crianças que, depois de dois anos de pandemia, já aprenderam sobre a importância da imunização e têm enfrentado o medo da agulha.
Para homenageá-las, a Prefeitura de São Caetano está distribuindo o certificado Vacina São Caetano, com os dizeres: “Certificamos que você fez a sua parte no combate da pandemia e, com muita coragem, já possui os superpoderes da vacina.”
“A vacina salva, inclusive as nossas crianças. Com o certificado, queremos encorajá-las a se vacinarem. Assim, venceremos a luta contra esse inimigo invisível, a covid-19. É, também, um comprovante desse momento histórico”, destaca o prefeito José Auricchio Júnior.
Para Rafael Moro, residente no Bairro Santa Paula, a vacinação das gêmeas Laura e Beatriz, de 6 anos, é “um alívio”. “A gente sempre apoiou as campanhas de vacinação. Em casa e no trabalho, todos estão vacinados. Agora chegou a vez delas”, diz.
Lara Santos da Silva, de 7 anos, moradora do Bairro Santa Maria, não conseguiu conter as lágrimas quando viu a seringa.
“É para o bem dela”, ensinou a mãe, Elaine Francisca dos Santos. Mas o choro passou rápido.
De posse do certificado Vacina São Caetano, Lara abriu um sorriso por baixo da máscara e, em conclusão, agradeceu à profissional da UBS Ivanhoé Esposito: “Obrigada, doutora!”