Em assembleia virtual na manhã desta terça (11.01), na sede do Consórcio Intermunicipal do ABCD, cinco prefeitos e dois representantes decidiram passar as reuniões mensais para semanais, todas as terças, a fim de monitorar o que chamaram de “nova pandemia”.
O prefeito de Santo André e presidente da entidade regional, Paulo Serra, afirmou que em todas as cidades já há falta de profissionais não só de Saúde, mas em vários setores.
Ele revelou que estão sendo providenciadas contratações para enfrentar a crise sanitária.
Serra disse ainda que o colegiado de prefeitos decidiu encaminhar questões para o Comitê Estadual que cuida da Covid-19, notadamente acerca de eventos que têm reunido grande quantidade de pessoas, a exemplo da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e com relação à estreia do Paulistão, nos próximos dias.
Os chefes de Executivo municipais, pela fala de Paulo Serra, entendem que medidas de restrição devem ser tomadas, mas eles mesmos não decidiram nada e jogaram a solução para o Estado.
Mais verbas
Serra disse ainda que ficou definido a reivindicação de mais verbas da União e do Estado para o enfrentamento da “nova pandemia” nesse momento.
Afirmou que Santo André terá mais dois grandes centros de campanha para atender pessoas com síndrome gripal e Covid-19, mas disse esperar que em duas ou três semanas o nível de contágio se reduza, a exemplo do verificado em outros países.
Aulas mantidas
Da mesma forma, o presidente do Consórcio disse que o início das aulas nas redes municipais continua mantido para 8 de fevereiro. “As crianças já tiveram muitos prejuízos nesses dois anos anteriores”, afirmou.
Além disso, Serra disse que a entidade vai cobrar do Estado e do Ministério da Saúde aceleração na distribuição das vacinas para as crianças de 5 a 11 anos, a fim de que elas possam voltar às escolas com mais segurança.
Participaram os prefeitos Paulo Serra (Santo André), José Auricchio Júnior (São Caetano do Sul), José de Fillipi Júnior (Diadema), Marcelo Oliveira (Mauá) e Clóvis Volpi (Ribeirão Pires).
São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra tiveram representantes.