Prefeitura de São Bernardo substitui grelhas de boca de lobo para evitar furtos

In Canto do Joca On
- Updated
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Prefeito Orlando Morando acompanhou início do trabalho de substituição do material de ferro por plástico reciclável nesta segunda-feira (20.12)

São Bernardo será a primeira cidade do ABCD a substituir grelhas de ferro por materiais de plástico reciclável para uso em bocas de lobo.

A medida, já iniciada na manhã desta segunda-feira (20,12) por quadro próprio de servidores, tem como um dos principais objetivos, acima de tudo, evitar furtos.

A meta é, portanto, que sejam trocadas 500 grelhas nos primeiros 90 dias, e estender a 3.000 unidades no prazo de até o fim de 2022.

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, esteve, além disso, em uma das localidades com a equipe técnica.

A durabilidade e resistência do produto são outros atrativos identificados pela Secretaria de Serviços Urbanos para a aquisição e mudança de conceito.

Números mostram que as tradicionais grelhas de ferro quebram com frequência e são constantemente furtadas.

Em 2021, por exemplo, mais de 800 unidades de ferro foram furtadas em São Bernardo, o que acarreta em prejuízo aos cofres públicos – a média foi de quase 70 crimes mensais deste tipo na esfera local.

Inovação

“É uma inovação. O material que estamos colocando é material em plástico, diferentemente do tradicional, feito de ferro fundido. Vamos substituir pelo plástico, sem valor comercial. Isso porque, infelizmente, os marginais passaram a furtar as bocas de lobo, o que leva a risco de acidentes os motoqueiros, idosos, pedestres em geral, qualquer pessoa pode cair. Estamos iniciando a troca de 500 unidades e, a partir desta etapa, vamos substituir a grelha em toda a cidade”, relatou o prefeito Orlando Morando.

O chefe do Executivo são-bernardense reforçou que a medida visa dar continuidade à manutenção da cidade e, principalmente, a segurança.

“Com uma boca de lobo furtada, fica um buraco aberto, que pode levar a diversos acidentes. Ao fazer esse trabalho colocamos material plástico no lugar. E o que é mais importante: reciclável, colaborando também com o meio ambiente”, frisou o prefeito, ao solicitar auxílio da população para denunciar quem compra irregularmente grelhas de ferro.

A durabilidade do material de plástico é de aproximadamente 30 anos. Em relação à resistência, por sua vez, a nova grelha suporta até 30 toneladas de peso.

O produto .em conclusão, ainda é menos agressivo ao meio ambiente – utiliza material 100% reciclado em sua produção.

You may also read!

Baixa no estoque de sangue do A.C.Camargo Cancer Center impulsiona mutirão em novembro

Tipos A -, AB-, B- e O- são os mais críticos e instituição encoraja mobilização da populaçãoOs estoques do

Read More...

Inteligência Artificial é tema de podcast da Acisa

A linguagem dos Dados e o papel transformador da IA nas corporações será o tema do último episódio de

Read More...

Abiquim está em Busan, na Coreia do Sul, para a última rodada de discussões do Acordo Global do Plástico

A Abiquim - enquanto entidade acreditada na UNEP (UnitedNations Environment Programm) – está em Busan, Coreia do Sul, entre

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu