Santo André celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

In ABCD On
- Updated
Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Apresentações do Polo Bilíngue e exposição de fotos marcaram o evento

Com objetivo de compartilhar práticas desenvolvidas na perspectiva de uma educação para todos, a Secretaria de Educação de Santo André, em parceria com  a Secretaria da Pessoa com Deficiência, realizou nesta segunda-feira (6) um encontro em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

Realizada no Centro de Formação de Professores Clarice Lispector, a iniciativa contou com a participação de alunos, professores e profissionais da rede municipal de Santo André e apresentou reflexão sobre atividades com ênfase no conhecimento de eventos esportivos, como as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que não contaram com a participação de atletas surdos.

Com apresentações dos alunos do Polo Bilíngue, o evento reforçou a importância das Surdolimpíadas, que ocorrerão em 2022 e serão realizadas pela primeira vez na América Latina – a sede será em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Também durante o evento, após um processo de eleição, por parte de instrutores, professores e alunos, foi apresentado o mascote escolhido para representar as Surdolimpíadas do Polo Bilíngue: o Nicocão. De acordo com o criador do mascote, Pietro Belório, o cão tem o super poder de hipnotizar as pessoas para se comunicarem em Libras.

Ainda na ocasião, o público pôde conferir uma exposição fotográfica vislumbrando a temática discutida e trabalhada sobre o Setembro Amarelo, mês da conscientização e prevenção ao suicídio.

O trabalho teve como premissa a escuta, reflexão e trocas de experiências entre os educandos surdos e ouvintes em relação às vivências e acessos às mídias sociais.

De acordo com a gerente de Educação Inclusiva, Sandramara Gerbelli, o evento já é o quinto encontro realizado em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na cidade.  “Escolhemos fazer um evento como este devido à importância que as pessoas com deficiência têm para nós, professores e gestores que somos. Precisamos fazer valer cada vez mais o direito de cada um exercer seu papel como cidadão, pois sabemos que a inclusão também deve ser considerada e acontecer em outras áreas e é por isso que as oportunidades precisam ser valorizadas em cada ação”.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima, destacou a importância de iniciativas inclusivas. “Santo André tem quase 50 mil habitantes com deficiência, representando 8% da população. Cerca de 20 mil pessoas apresentam deficiências visuais e 16 mil têm mobilidade reduzida. Nossa cidade sempre foi inclusiva e olhares mais direcionados para este público contribuem para alcançar melhores propostas e objetivos”.

Para Sonia Mara Agi Lino, da Secretaria de Educação de Santo André, a cidade sempre valorizou a inclusão. “Santo André está de parabéns por ser uma cidade educadora que não deixa ninguém para trás. Nossa cidade é pura inclusão, por isso parabenizamos toda equipe, que unida, contribui na integralidade para mais um capítulo da história da educação”, pontuou.

You may also read!

Lula afirma em Diadema que Filippi é o melhor prefeito do Brasil

Em atividade com aproximadamente 14 mil pessoas, presidente Lula destacou a história e o legado de Filippi em Diadema Da

Read More...

Rede anuncia neutralidade no segundo turno de São Bernardo

Documento oficial enviado pelo porta-voz da Rede Sustentabilidade na cidade destaca a decisão. Leia o documento na íntegra: "A Rede Sustentabilidade

Read More...

PREVISÃO DO TEMPO: Sudeste tem alerta de tempestades e chuvas intensas neste sábado (19.10)

A temperatura na Região Sudeste do País pode variar, portanto, entre 16°C e 33°C Neste sábado (19.10), a previsão é,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu