O Cepadi (Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas) de São Caetano do Sul realiza durante o mês de dezembro a Campanha Fique Sabendo 2021, alertando sobre o Dezembro Vermelho, que promove a prevenção, orientação sobre métodos preventivos e amplia o acesso ao diagnóstico precoce do HIV e da sífilis.
De acordo com o secretário de Saúde, Danilo Sigolo, o objetivo principal da campanha é promover a prevenção e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/AIDS e da sífilis, garantindo acesso ao tratamento adequado e melhor qualidade de vida à pessoa diagnosticada. “Com mais informação podemos diminuir o contágio do vírus, em especial a transmissão vertical, aquela que ocorre da mãe para o filho, durante a gestação, parto e/ou amamentação”.
Em 2021, a cidade registrou 54 novos casos de HIV e 32 de sífilis. O programa atende aproximadamente 926 pacientes que possuem HIV. Em 2020, foram registrados 43 casos de HIV e 15 de sífilis.
Nos próximos dias serão realizadas diversas ações oferecendo informações e acesso aos métodos preventivos. “Com essas ações esperamos alcançar os objetivos propostos, além de fortalecer o papel do Cepadi dentro do município como um Centro de Especialidade no Combate, Prevenção e Conscientização, não só sobre o HIV como também sobre todas as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)”, destacou a coordenadora Nédia Maria Hallage.
A equipe realizará palestras, acolhimento profissional e testes rápidos para as ISTs, além da distribuição de preservativos femininos e masculinos, materiais descritivos como folders, explicativos sobre HIV e ISTs e orientação sobre o funcionamento do Cepadi.
Os colaboradores estarão em pontos estratégicos do município, desenvolvendo atividades de campo, prestando orientação e esclarecendo as dúvidas da comunidade referentes à HIV/AIDS e ISTs e realizando testes com resultados rápidos e sigilosos.
As ações realizadas em empresas (VIPE e GM) e em espaços públicos acontecerão até o dia 9 de dezembro de 2021. E, durante todo o mês haverá livre demanda para realização de testes rápidos de HIV e sífilis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), durante o horário de funcionamento da unidade, e no Cepadi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.
No primeiro dia de ações, 1º de dezembro, data que marca a luta contra a Aids, foi realizada uma roda de conversa no Caps/Caps AD com a psicóloga Rita Moretto, sobre Prevenção às ISTs / HIV /AIDS. Além disso, uma equipe multidisciplinar abordou as pessoas que transitavam na Estação Ferroviária São Caetano (CPTM).
Nos próximos dias a equipe vai percorrer alguns pontos estratégicos das 9h às 11h e das 14h às 11h:
2 de dezembro – Praça Cardeal Arcoverde, Centro.
3 de dezembro – Rua 24 Horas, Bairro Fundação
6 de dezembro – Espaço Verde Chico Mendes, Bairro Cerâmica.