Atividades econômicas e sociais passam a poder funcionar até as 24h, com 100% da capacidade de ocupação, mantendo os protocolos sanitários
A Prefeitura de São Bernardo ampliou, nesta sexta-feira (08.10), as medidas de flexibilização destinadas às atividades econômicas e sociais do município.
A ação, possível, em primeiro lugar, graças ao avanço do enfrentamento da pandemia na cidade, está regulamentada no decreto municipal nº 21.743.
Ele permite a extensão do horário de funcionamento dos setores até as 23h, com tolerância de uma hora, ou seja, até as 24h, e capacidade de 100% da ocupação.
Conforme explica o prefeito Orlando Morando, a ampliação da flexibilização só é possível, portanto, graças às quedas nas taxas de ocupação de leitos municipais destinados a pacientes com Coronavírus.
Bem como dos casos e óbitos relacionados à doença e, também, devido à ampliação da vacinação contra a Covid-19 no município.
“Nos pautamos pela prudência e pela necessidade de proteção à vida desde o início da pandemia, tanto que nossas medidas de restrição sempre foram mais severas do que as estabelecidas pelo Governo do Estado. Agora, entendemos que é possível afrouxar um pouco mais as regras, sempre com responsabilidade, e com a manutenção dos cuidados para prevenção do vírus”, observa, por exemplo.
100% da capacidade
A partir desta sexta-feira (08.10), todas atividades econômicas, sociais, administrativas e religiosas, incluindo cultos e igrejas estão autorizadas a funcionar até as 23h.
Há ainda tolerância de uma hora, até 24h, com até 100% de sua capacidade de ocupação.
Os buffets poderão funcionar com até 100% de ocupação, até as 2h, com tolerância de uma hora, até as 3h, observados os protocolos sanitários estabelecidos.
Já os eventos, shows, espetáculos e atividades de entretenimento, somente poderão ocorrer mediante a apresentação de comprovante vacinal correspondente à faixa etária, com público sentado, sendo vedado o serviço para público em pé. Neste caso, o horário de funcionamento fica permitido até às 2h, com tolerância de uma hora, até às 3h. No que diz respeito à capacidade máxima para tais eventos, a ampliação será gradativa: até dia 15 de outubro, fica estabelecido o limite até 30%; entre 16 e 31 de outubro, de até 50%; e, a partir de 1º de novembro, de até 100%.
O município estabelece, ainda, que devem, da mesma forma, ser observados os protocolos sanitários, em especial no que se refere ao distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.
Além de uso obrigatório de máscara, fornecimento de álcool gel e medição de temperatura.
São proibidas aglomerações em todas as atividades econômicas e sociais de São Bernardo.
Vacinação
A Prefeitura de São Bernardo realiza, neste momento, a aplicação da 3ª dose contra a Covid-19.
É, por exemplo, para idosos a partir de 69 anos, além de profissionais de Saúde e nas pessoas imunossuprimidas.
Também estão abertas vagas para a imunização de jovens com idade entre 12 e 17 anos.
Ademais, todos os públicos já contemplados pela campanha ainda não vacinados com alguma dose contra o Coronavírus podem realizar agendamento.
Ele é feito no portal da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e no APP SBC na Palma da Mão
Ocupação de leitos
A rede de Saúde de São Bernardo conta, atualmente, com 219 leitos destinados a pacientes com Coronavírus.
Deles, em conclusão, 112 são em enfermaria e 107 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).