No Brasil, segundo o WFP (Programa Mundial de Alimentos), cerca de 30% dos alimentos produzidos no País são desperdiçados.
Isso corresponde, em primeiro lugart, a 41 mil toneladas de comida jogadas fora por dia, enquanto uma em cada nove pessoas passa fome.
Diante de tanto desperdício e como forma de amenizar esse grave problema social, a Coop participa de vários programas por intermédio de sua plataforma de sustentabilidade, Coop Faz Bem.
Um deles é, portanto, o movimento Unidos Pela Comida;
Projeto criado pela Hellmann’s, marca da multinacional Unilever, que transforma o desperdício de alimentos em pratos de comida para quem mais precisa.
Até o fim de julho, o projeto já tinha garantido, acima de tudo, nada menos que 59 mil refeições.
A participação da Coop ocorre pelo fornecimento de produtos de hortifrúti (frutas, legumes e verduras) que, embora próprios para o consumo, estão fora do padrão de apresentação para comercialização nas lojas.
Além da Coop, outros nove parceiros alimentam a causa com doações.
Os produtos são retirados pela equipe do Infineat, projeto responsável pela logística, que busca onde sobra para entregar onde falta.
E quem recebe, no caso da ação Unidos pela Comida, é o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), organização humanitária que luta diariamente pelo combate à fome, contra violações de direitos e pela inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis (idosos sozinhos, imigrantes e refugiados, crianças pobres, população de rua e pessoas com hanseníase), preparando alimentos e distribuindo-os a essas pessoas no centro da cidade de São Paulo.
Mais programas e menos fome
A Coop também participa de vários outros programas que visam a diminuir o problema da fome.
Entre eles está a parceria com os Bancos de Alimentos nas cidades onde atua (ABCD e Interior de São Paulo) e com o Infineat.
Entre janeiro e julho deste ano, a Coop doou 302.843 kg de alimentos; desde 2001, quando iniciou a parceria com os Bancos de Alimentos, foram doados 3,2 milhões de kg.
Outra parceria ativa da Coop, além disso, é com o Programa Mesa Brasil, do Sesc.
Iniciada em 2011, até agora já proporcionou a doação de 2,1 milhões de kg de alimentos.
Atualmente a Coop possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 900 mil cooperados ativos e 113 unidades de varejo, divididas em 31 lojas de supermercado.
São 23 no ABCD, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 79 drogarias.
Por ser cooperativa, o principal objetivo é, em conclusão, oferecer melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.