Dia Nacional do Surdo: Libras é tema de eletiva no Centro de Mídias de São Paulo

In Educação On
- Updated

Curso é oferecido para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental
O Centro de Mídias da Educação de SP, plataforma da Secretaria da Educação que garante aos alunos acompanhar as aulas e outros conteúdos por meio do aplicativo no celular e canais de TV, está ofertando desde agosto, por meio de uma disciplina eletiva, o curso Vivência em Libras, direcionado aos alunos matriculados nos 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
A disciplina, ministrada pela professora Doani Emanuela Bertan, finalista do Teacher Global Price, busca ampliar o número de estudantes com acesso aos ensinamentos sobre libras e a todo universo da pessoa surda. “Quando falamos de libras, a gente fala de comunicação. E quando falamos de comunicação, claro, também estamos falando de inclusão. Então, quando eu interajo e me comunico com alguém, eu me incluo”, explica Doani.
As aulas, que ocorrem quinzenalmente, têm envolvido os estudantes nas temáticas e despertado o interesse, mesmo quando não estão no horário de aula. Segundo a professora Doani, que também leciona língua portuguesa, os alunos a procuram pelas redes sociais e Whatsapp para sanar dúvidas e buscar por informações complementares aos estudos.
“Os alunos têm se engajado muito. Eu preciso de ajuda para responder, porque eles mandam os vídeos e interagem comigo pelo Instagram. Estou adorando ter o feedback. A vivência em libras está trazendo essa transformação social, e isso é percebido nos áudios e vídeos que os alunos me mandam”, conta a professora.
Ofertado neste primeiro momento aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, a disciplina deve contemplar em breve, também, os estudantes do Ensino Médio. “As disciplinas eletivas oferecidas pela nossa rede são sempre muito bem aproveitadas pelos estudantes. As aulas de libras desta eletiva, que deve atingir em breve também os alunos do Ensino Médio, é um reflexo do nosso compromisso com a inclusão. E é muito satisfatório perceber o engajamento da nossa comunidade escolar com uma causa tão importante”, comenta Rossieli Soares, Secretário da Educação.
Dia Nacional dos Surdos
Comemorado em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo propõe à sociedade uma reflexão sobre os direitos e sobre a inclusão dos surdos e deficientes auditivos. De acordo com a professora Doani, a data é também uma oportunidade de a comunidade surda demonstrar sua luta por identidade.
“É importante desmistificar que surdez é uma deficiência. Na verdade, para a comunidade surda, surdez é uma identidade; é uma forma diferente de vivência, de experienciar o mundo. É mostrar para a sociedade que, mesmo sendo minoria, ainda temos nossos direitos e queremos ser vistos como surdos, e não como o ouvinte que não ouve”, finaliza a professora.

You may also read!

Prefeitura de São Bernardo do Campo e Sinaceg fazem parceria para ajudar vítimas do RS

Saiu uma missão na manhã desta segunda-feira (06.05) de São Bernardo do Campo para ajudar as vítimas das enchentes

Read More...

Manutenção emergencial afeta abastecimento em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Serviço deve ser concluído na madrugada de quarta-feira (08.05), com retomada gradativa da distribuição de água; Sabesp orienta consumo

Read More...

Laurinha sumiu na Vila Bastos, em Santo André

Sumiu nesta segunda-feira (06.05) por volta das 15h30 na região da Vila Bastos / Vila Alice. Ela atende por Laurinha. Tem

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu