A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) emitiu nesta sexta-feira (24.09) Nota de Repúdio contra decisão da véspera na Câmara de Santo André.
Na quinta, 15 vereadores votaram pelo aumento do número de parlamentares na Casa, que a partir de 2025 terá 27 contra os atuais 21.
Já que era para aumentar, portanto, aprovaram igualmente projeto autorizando a Prefeitura a elevar o IPTU em 2022. Calcula-se em cerca de 10% essa facada.
É reajuste
Após a publicação desta notícia, o prefeito Paulo Serra entrou em contato para esclarecer: “Não houve aumento de IPTU, apenas reajuste do Índice inflacionário”, escreveu o chefe do Executivo.
Perguntei a ele sobre o índice da correção, e ele respondeu: “Entre 8% e 10%”.
Leia, a seguir, em primeiro lugar, a nota na íntegra:
Nota de Repúdio
“A ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André está indignada com a aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, que aumenta o número de cadeiras no Legislativo de 21 para 27 a partir de 2025.
“Enquanto representantes da classe empresarial, só podemos repudiar a atitude dos 15 vereadores que votaram a favor do aumento do número de cadeiras. A população e a classe empresarial foram muito afetadas com a pandemia e não podemos continuar pagando por tais abusos, num momento em que precisamos de apoio para manter a geração de renda e emprego. Sem contar a elevada carga tributária que já pagamos”, destaca Pedro Cia Junior, presidente da ACISA, que também demonstra preocupação com o aumento do IPTU, já aprovado.
Na opinião da entidade, antes de elevar o valor do imposto, é necessário um estudo mais apropriado e profundo da planta genérica, o que ainda não ocorreu.
A ACISA é uma entidade que possui mais de 4 mil associados, tem 83 anos de fundação e está localizada na avenida XV de Novembro, 442 – Centro – Santo André, com estacionamento no local. www.acisa.com.br“