Nova viatura foi adquirida pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor e tem como objetivo fortalecer serviço do Procon no município
O Procon de São Bernardo acaba de ganhar um veículo 0 km para intensificar a fiscalização promovida por suas equipes, além de reforçar o novo serviço itinerante criado pela Prefeitura neste ano. A viatura adquirida pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão gerido pelo Governo do Estado de São Paulo, foi entregue nesta quarta-feira (08/09) em cerimônia com a participação do vice-governador, Rodrigo Garcia, da deputada estadual, Carla Morando, e também do secretário de Cidadania e da Pessoa com Deficiência de São Bernardo, Pery Cartola.
O novo veículo modelo Renault Kwid zero quilômetro será utilizado no desenvolvimento das atividades de orientação e atendimento aos consumidores de São Bernardo, bem como na fiscalização do mercado de consumo. Esta é a primeira vez que o Procon-SP fornece veículos oficiais para os órgãos municipais conveniados, que antes utilizavam veículos cedidos pelas prefeituras.
“Um carro próprio dará ao órgão maior autonomia para as nossas atividades, permitindo que nossas equipes fortaleçam o serviço itinerante criado pela Prefeitura neste ano, além claro, de fortalecer a fiscalização rotineira realizada na cidade. Não tenho dúvidas de que a população de São Bernardo só tem a ganhar com este novo investimento”, destacou Pery Cartola.
Na avaliação da deputada estadual, Carla Morando, o automóvel irá ainda fortalecer os serviços do Procon em toda a região. “O Governo do Estado atendeu mais uma vez a nossa solicitação e destinou os veículos para São Bernardo, Santo André e São Caetano. Tenho certeza que esses veículos irão ajudar nas atividades de fiscalização do mercado, de orientação e atendimento ao consumidor, garantindo assim valorização e respeito à cidadania”.
Procon itinerante
O veículo é mais um investimento conquistado pela atual gestão para reforçar a estrutura do Procon de São Bernardo.
Isso porque, recentemente, com objetivo de proporcionar mais praticidade, além de ampliar canais de atendimento ao público, a Secretaria da Cidadania e Pessoa com Deficiência implantou pontos itinerantes do serviço pela cidade.
O objetivo, além de descentralizar atendimentos, é aproximar a população dos serviços instituição, reforçando direitos e deveres nas relações de prestação de serviços ou de produtos, nos mais diferentes nichos do mercado.
Balanço
De janeiro a agosto deste ano, o Procon de São Bernardo realizou 6.900 atendimentos.
Entre as principais queixas de consumidores estão reclamações relacionadas a serviços essenciais, assuntos financeiros e produtos.
Serviço
A unidade do Procon de São Bernardo fica no Poupatempo (Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro).
Funciona de segunda a sexta-feira, 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 11h30, mediante agendamento pelo site do Poupatempo.
Diante da pandemia e o consequente distanciamento social, todo tipo de solicitação ou queixa pode ser feita também, em conclusão, pelo e-mail proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br.