São Bernardo lidera ranking de cidades inteligentes em Urbanismo, Governança e Segurança

In ABCD On
- Updated
Prefeito Orlando Morando. Foto: Comunicação/PMSBC

Levantamento anual do Connected Smart Cities reconheceu a cidade como a melhor do Estado nos três eixos, entre municípios com mais de 500 mil habitantes

Quem passa, mora ou trabalha em São Bernardo observa que a cidade, com 849 mil habitantes, mudou sua paisagem e infraestrutura nos últimos anos.

Além de atender a demandas reprimidas das últimas décadas, a atual Administração avançou às políticas públicas para dinamizar a gestão.

Isso signfica, acima de tudo, desburocratizar processos, reduzir gastos e buscar investimentos ao município.

Fazendo com que a cidade atingisse números positivos no ranking anual do Connected Smart Cities, organizado pela UrbanSystems e Necta.

Na edição de 2021 do levantamento, São Bernardo lidera nas categorias Governança, Segurança e Urbanismo no Estado de São Paulo.

Considerando os munesse ponto municípios com mais de 500 mil habitantes.

Seguindo o mesmo critério, a cidade também figura no 2º lugar no eixo de Educação.

Considerada uma das mais completas pesquisas sobre cidades inteligentes do País, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento, por meio de indicadores que retratem inteligência, conexão e sustentabilidade.

“Nosso trabalho é pautado no planejamento e, sobretudo, nas entregas de obras, reformas e implantação de serviços à população. Isso mostra nosso comprometimento rumo à modernidade. Nossa cidade está cada vez mais preparada para o futuro. Trata-se de um legado para todos, que já pode ser experimentado por quem mora ou passa por nossa cidade”, ressalta o prefeito Orlando Morando.

No cenário nacional, São Bernardo mantém bom posicionamento no ranking, ficando em segundo lugar nos eixos de Segurança e Governança, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes.

No quesito Urbanismo, a cidade fica em terceiro lugar no País e a 6ª coloca em Economia.

Transformação urbana

O reconhecimento é justificado pelo forte investimento que vem sendo realizado na cidade nos últimos anos.

Na área de Segurança, por exemplo, destaque para a renovação da frota da Guarda Civil Municipal (GCM), implantação do Centro de Operações Integradas (COI) e do sistema de monitoramento com cerca de 400 câmeras espalhadas por toda a cidade.

São Bernardo ganhou ainda, nos últimos quatro anos, o maior pacote de obras de sua história, com destaque para projetos urbanísticos, como corredores de ônibus, quatro viadutos, o Piscinão do Paço, canalização de córregos, implantação de novas ciclovias, troca de 16.400 lâmpadas por LEDs à iluminação pública, entre outros.

Governança

Todo este avanço veio acompanhado de transparência, boa gestão de gastos, implantação de aplicativos e digitalização de processos.

Hoje, boa parte deles já pode, portanto, ser concluída pela internet.

Além disso, houve a implantação das unidades do Atende Bem, em apoio aos munícipes, e, em conclusão, amplos investimentos em cada uma das áreas da gestão.

You may also read!

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu