Atuação efetiva da GCM impactou na queda da criminalidade da cidade no primeiro semestre, segundo dados do Governo do Estado
Maior programa de combate a pancadões da história de São Bernardo, a Operação Noite Tranquila encerrou neste fim de semana 13 pontos de aglomeração.
Ao todo, em primeiro lugar, 800 pessoas foram dispersadas pela GCM, com apoio de equipes da Vigilância Sanitária e Departamento de Trânsito.
Entre a noite de sexta-feira e a madrugada de domingo, a GCM atendeu. acima de tudo, 81 ocorrências 81 perturbação.
As ações aconteceram no Rudge Ramos, Carminha, Ferrazópolis, Alves Dias e Parque São Bernardo.
Outros 11 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e fechados.
Eles mantinham, em suma, atividades após as 23h, horário limite permitido em decorrência da pandemia da Covid-19.
No sábado, um bar no Rudge Ramos foi fechado após equipes da corporação flagrarem 450 pessoas aglomeradas.
Socorro
No fim de semana, a GCM prestou ainda apoio no socorro a uma mulher encontrada no córrego Ribeirão dos Couros, na avenida Lauro Gomes.
A vítima tinha lesões na cabeça, foi resgatada, com apoio do SAMU e do Corpo de Bombeiros, e encaminhada, portanto, ao PS Central.
Criminalidade
A atuação efetiva da GCM, além de reforçar a segurança na cidade, também tem tido impacto na queda da criminalidade da cidade.
Levantamento divulgado na sexta-feira (23.07) pelo Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), mostra que São Bernardo encerrou o primeiro semestre com redução nos principais indicadores criminais.
De janeiro a junho, a cidade teve queda de 35% no número de casos de homicídios, passou de 20 para 13 na comparação com o mesmo período de 2020.
Houve ainda queda de 7,69% nas ocorrências de estupro em geral (de 26 para 24) e recuo de 3,74% no roubo de veículo (de 562 para 541).
Investimentos
A queda dos indicadores resulta dos investimentos na Guarda, que passou a contar, acima de tudo, com novos equipamentos, como armas, coletes e viaturas 0 km.
Além disso, a Prefeitura vem promovendo uma nova política de valorização da GCM, com equiparação salarial com a Polícia Militar e mudança do regime de contratação dos guardas.
Outro importante reforço é o Centro de Operações Integradas (COI) de Segurança, inaugurado em novembro de 2019.
O equipamento reúne, em conclusão, cerca de 400 profissionais da PM, Polícia Civil e GCM para maior eficiência no combate ao crime no ABCD.