Motorista de caminhão jogou irregularmente cerca de 18 toneladas de entulho às margens do córrego dos Meninos, em Santo André
Motorista flagrado jogando cerca de 18 toneladas de entulho na avenida Lauro Gomes, em Vila Sacadura Cabral, limpou o local nesta terça-feira (20.07).
O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) também exigirá, além disso, que o responsável participe semanalmente de operações de limpeza pública.
Isso vai acontecer até que todo o débito em aberto em decorrência dos crimes ambientais, que somam mais de R$ 50 mil, seja quitado.
Assim, o infrator, após assinar um Termo de Compromisso de Adequação Ambiental, ficará, acima de tudo responsável pelos custos de destinação final dos resíduos que ele coletar.
A prestação dos serviços, portanto, significará em redução de custos para o Semasa.
Os valores seriam gastos em outros locais que também sofrem com o descarte irregular de resíduos.
O superintendente do Semasa, Gilvan Junior, diz que este tipo de punição é socioeducativa.
E vai permitir ao infrator se sensibilizar e vivenciar o trabalho árduo realizado pela autarquia.
“As nossas equipes trabalham continuamente na zeladoria e limpeza da cidade. Com ações como esta, os responsáveis vão poder ver de perto como este trabalho é difícil e que o descarte irregular é prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública. Em Santo André, não vamos tolerar quem degrada o meio ambiente”, conclui.
Relembre o caso
Na madrugada de 5 de julho, a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), flagrou e perseguiu um caminhão poluindo área às margens do córrego dos Meninos, na Vila Sacadura Cabral.
Mas, o responsável não parou em abordagem e dirigiu em alta velocidade por cerca de 10 km.
A autarquia verificou que o condutor já possuía histórico vasto de infrações ambientais.
Portanto, isso lhe rendeu – nesta última autuação – mais um Auto de Infração Ambiental (multa) de 10.000,00 FMPs (Fator Monetário Padrão).
O valor é de R$ 42.925,00, além de apreensão do veículo.
Após o acordo com o Semasa, o caminhão utilizado pelo infrator para o descarte de entulho, às margens do córrego dos Meninos, foi, em conclusão, liberado.