Até o momento, 82 pessoas passaram pelo curso “Descomplique – Primeiros Passos” e estão habilitadas a apresentar um projeto de negócio e solicitar linhas de crédito estaduais
A pesquisa “Sobrevivência de Empresas” divulgada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em 14 de junho, apontou que três em cada 10 microempreendedores individuais (MEIs) encerram seus negócios em até cinco anos de atividade. Igor da Rocha Braga, 25 anos, morador do Parque Los Angeles, não teve tanta sorte assim. Abriu uma pequena lanchonete um pouco antes da pandemia e, 1 ano e meio depois, teve de fechar as portas. Braga lamenta não ter feito antes o curso “Descomplique – Primeiros Passos”, oferecido pelo Sebrae em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Bernardo.
No fim da tarde da última quarta-feira (23/06), Braga e mais oito colegas receberam o certificado de conclusão do curso das mãos da presidente do Fundo Social, Márcia Morando, na sede da Sociedade de Amigos do Parque Los Angeles. Essa parceria também ofereceu, em maio, este curso em formato online e ao vivo com os especialistas do Sebrae. Até o momento, 82 pessoas passaram pela capacitação.
“O objetivo dessa parceria é chegar onde, muitas vezes, os canais oficiais não chegam. Organizamos essa ação exclusivamente para atender o público assistido pelas entidades do terceiro setor cadastradas no Fundo Social. O intuito é ajudar pessoas impactadas pela pandemia, que estão em alta vulnerabilidade social, a iniciar ou formalizar o seu negócio”, afirmou a presidente do Fundo Social, Márcia Morando.
O conteúdo programático do curso contou com as seguintes disciplinas: empreendedor de sucesso, ideias de negócio, formalização, marketing e vendas e controles financeiros. Braga reconhece que, se tivesse esse conhecimento, sua história como empreendedor teria sido muito diferente. “Saberia exatamente o que fazer e como fazer. Não basta apenas trabalhar duro. É preciso conhecimento na área”, disse.
O gerente regional do Sebrae no ABC, Paulo Cereda, enfatizou a importância da educação empreendedora na formação de novos negócios. “O Sebrae ajuda quem quer empreender a ser protagonista da própria vida e do próprio destino. Acredito que está e a forma mais democrática de ascensão social: basta ter uma boa ideia, capacitação e muito trabalho duro para alcançar o sucesso”, disse.
Reinício
Com o certificado do curso “Descomplique – Primeiros Passos”, inserido dentro do programa “Empreenda Rápido”, os alunos estão habilitados a apresentar um projeto de negócio e solicitar uma linha de crédito exclusiva junto ao Banco do Povo e Desenvolve SP, que pode chegar a juro zero, dependendo da disponibilidade.