Laboratório de Inovação da Água recebe inscrições para ação colaborativa que propõe soluções para os desafios hídricos do País

In Canto do Joca, Cidades, Inovação On
- Updated

Ação apoiada pela BRK Ambiental seleciona 40 pessoas para atuar na criação de projetos direcionados ao setor das águas de cinco regiões brasileiras

O projeto WIL Brasil, criado pela ONG canadense Waterlution, abre inscrições para a quinta edição do Laboratório de Inovação da Água.

O programa propõe, em primeiro lugar, conhecimento, inovação e desenvolvimento colaborativo para solucionar os desafios hídricos do Brasil.

A iniciativa, com apoio da BRK Ambiental, empresa privada de saneamento, é direcionada a jovens de todo o País, com idades entre 18 e 35 anos.

A proposta da iniciativa é. acima de tudo, prezar pela diversidade de raça, gênero e orientação sexual, além de variedade de interesses e formação.

O objetivo é selecionar 40 participantes de diferentes regiões do Brasil que, juntos, vão avaliar os desafios hídricos do País.

E, assim, buscar novos caminhos para o setor das águas em cinco regiões.

São elas Maceió (AL), Salvador (BA), Foz do Rio Doce (ES), Morro do Preventório (RJ) e Tekoa Guyra Pepo – Aldeia Guarani (SP).

Pensamento coletivo

O programa tem como objetivo reunir pessoas com diferentes experiências e conhecimentos e estimular entre eles o pensamento coletivo a respeito dos novos caminhos para o setor das águas no País.

O foco será buscar soluções para questões como acesso e qualidade da água, gestão de recursos hídricos, saneamento urbano, rural e ecológico, descontaminação de corpos hídricos, gestão integrada e alternativas para a gestão das águas.

A multidisciplinariedade é outro fator importante para o programa, que busca soluções inovadoras e criativas para os problemas da água.

Assim, são convidadas a se inscrever pessoas com cursos ou interesses em diversas áreas.

Por exemplo, engenharia, biologia, química, educação, oceanografia, artes, urbanismo, arquitetura, geografia, direito, serviço social, agronomia, design, tecnologia, computação, permacultura, saúde coletiva, biomedicina e outros.

“O WIL Brasil é um movimento fundamental, principalmente no Brasil, pois o país ainda precisa avançar muito para solucionar os problemas relacionados ao abastecimento de água para toda a população. Acreditamos que a atuação coletiva pode contribuir com o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes para as diferentes realidades de cada região do país”, reforça Carlos Almiro, head de gestão de riscos e sustentabilidade da BRK Ambiental.

Mentorias

Os selecionados vão participar de um programa de desenvolvimento de habilidades de liderança, com mentorias especializadas, entre julho e outubro.

Na etapa seguinte, de outubro de 2021 a fevereiro de 2022, será iniciada a fase de desenvolvimento dos projetos e prototipagem de soluções.

A proposta é que as ideias sejam colocadas em prática nos cinco territórios brasileiros.

As inscrições para o programa podem ser feitas até 27 de junho, no site da Waterlution.

Cada participante pode escolher como contribuir financeiramente com a inscrição, de acordo com a condição atual de cada pessoa, com a possibilidade de isenção.

Os valores arrecadados serão aplicados na formatação dos projetos nas cinco regiões brasileiras selecionadas pela iniciativa.

O WIL Brasil também conta, em conclusão, com a cooperação da UNESCO Brasil, e parceria da Purificadores Europa, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), além de organizações e grupos locais dos cinco territórios e da rede WIL.

You may also read!

Craque Falcão atuará em jogo festivo na Abertura da Copa São Bernardo de Futsal

Partida será na quinta-feira (31.07); ingressos devem ser retirados, em primeiro lugar, em troca de um quilo de alimento

Read More...

Momento “Mãos ao Alto!”

Por Marli Gonçalves* Momento pavoroso vivemos, o país sombrio em um compasso de espera, inseguro. Que momento triste este ao

Read More...

Em Osasco, Lula garante ao Jardim Represa, em São Bernardo, R$ 215 milhões

Projeto desenvolvido pela Prefeitura está, em primeiro lugar, entre as iniciativas contempladas pelo Novo PAC Seleções, do Governo Federal São

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu