Santo André ultrapassou nesta terça-feira (11) a marca de 250 mil doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19.
Em cerca de quatro meses de campanha foram aplicadas, acima de tudo 252.290 doses de imunizantes.
Eles beneficiaram, em primeiro lugar, 167.806 pessoas, equivalente a 23% da população.
“Mais uma importante marca que Santo André alcança na eficiência vacinal. Chegamos a 250 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19 na nossa cidade. Proteção para a nossa gente superar a pandemia com segurança”, pontuou, da mesma forma, o prefeito Paulo Serra.
A imunização já beneficiou profissionais da saúde, pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência acima de 18 anos em residência inclusiva, indígenas, quilombolas, idosos com mais de 60 anos, profissionais da segurança e profissionais da educação básica com mais de 47 anos.
Nesta semana a vacinação foi ampliada para pessoas com comorbidades (entre elas, doenças cardíacas, diabetes, pneumopatias graves e doenças renais) com idade entre 55 a 59 anos, pessoas com deficiência permanente entre 55 a 59 anos, puérperas com mais de 18 anos, pessoas transplantadas, munícipes que realizam hemodiálise e com síndrome de Down.
Desde o iniciou da campanha, a cidade recebeu 261.008 doses de imunizantes, entre Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.
Para ser vacinado é necessário realizar agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid.
A partir do cadastro são indicados local, data e horário para a vacinação.
Histórico
A vacinação em Santo André teve início em 19 de janeiro com a chegada do primeiro lote de Coronavac.
Inicialmente a imunização foi destinada a profissionais de saúde que estavam na linha de frente de combate à Covid-19 nos hospitais de campanha, Centro Hospitalar Municipal (CHM), Hospital da Mulher, nas seis Unidades de Pronto Atendimento, além dos profissionais do Samu.
As vacinas também foram distribuídas, além disso, para o Hospital Estadual Mário Covas e para os hospitais privados do município.
Para garantir que o processo de vacinação fosse realizado de forma mais rápida e segura, a Prefeitura viabilizou cinco estruturas de drive-thru e um sistema de agendamento, para evitar aglomerações.
As estruturas foram montadas no Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), na Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), no Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), no estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial) e no estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, no estacionamento do piso G2). O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Além dos drives, a Prefeitura também disponibilizou a vacinação em nove unidades de saúde estrategicamente escolhidas, para atender o público que não tem carro.
A imunização nestes locais é feita por meio de agendamento durante a semana, mas no final de semana não é necessário agendar.
Mas, no caso de munícipes acamados, a vacina é aplicada em domicílio, com base no cadastro que cada paciente tem nas unidades de saúde.
Documentos necessários
Nos pontos de vacinação é obrigatório, portanto, apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
Em casos de pacientes que estejam passando por tratamento oncológico, além dos documentos pessoais é necessário apresentar uma carta de liberação médica.
Munícipes com comorbidades ou pessoas com deficiência, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, devem apresentar documento que comprove que a pessoa se enquadra nos critérios de vacinação, como relatório médico, receita do medicamento, declaração de transplantado e cartão BPC.
Mais vacinas
A imunização contra a Covid-19 é realizada segundo a disponibilidade das remessas de vacinas do Ministério da Saúde.
À medida em que o Governo Federal viabiliza mais doses, novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação são divulgadas.
Solidariedade
Os drive-thrus de vacinação da cidade estão recebendo 1 kg de alimento não perecível como doação.
A contribuição não é obrigatória, mas pode fazer diferença na vida de andreenses que passam por necessidade neste momento de crise.
A iniciativa, em suma, é do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra.
Os alimentos irão, em conclusão, para o Banco de Alimentos, que entrega os kits para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.