Sistema rápido de ônibus elétrico terá corredor exclusivo em todo percurso e ligará o terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na Capital, em 40 minutos na modalidade expressa
O governador João Doria apresentou nessa sexta-feira (07.05), o projeto do BRT-ABC.
O sistema de transporte rápido, em suma, conectará com ônibus, via corredor exclusivo, São Paulo, São Caetano, São Bernardo e Santo André.
Serão investidos, exclusivamente pela iniciativa privada, R$ 859 milhões no novo modal de transporte metropolitano.
Ele terá, acima de tudo, capacidade para transportar 115 mil pessoas por dia e permitirá avanços importantes em mobilidade urbana na região.
“Estamos muito felizes de assinarmos o projeto do BRT do ABC. Esse é o primeiro BRT aqui no estado de São Paulo, que vai permitir a ligação de áreas importantes do Grande ABC. Uma iniciativa que exigiu estudos, planejamento, análises, para permitir que com essa alternativa, com esse modal, oferecêssemos o menor tempo possível ao menor investimento viável e, principalmente, em um tempo reduzido de implantação. Nós temos que ter pressa para atender aqueles que precisam de transporte coletivo de qualidade”, destacou Doria.
São 18 quilômetros de via expressa
O projeto do BRT-ABC prevê 18 quilômetros de via expressa, com 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos, com ar-condicionado, silenciosos e não poluentes, articulado, com 23 metros.
O sistema de integração dos municípios da região do ABC com a capital fará o trajeto de ponta a ponta, do terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na Capital, em 40 minutos na modalidade expressa.
Além disso, o bilhete expresso dará a opção de o passageiro fazer menos paradas, haverá duas outras opções, tradicional e semiexpressa.
A obra será iniciada após a conclusão do projeto executivo em andamento, com previsão de entrega e operação total em 2023.
A empresa Metra, da empresária Bia Braga, será a responsável pela implantação e gerenciamento e terá direito a 25 anos de exploração da concessão.
O sistema se conectará a CPTM, Metro, Expresso Tiradentes, linhas da SPtrans e ao Corredor ABD.
Na Estação Tamanduateí o passageiro terá a opção de acessar a Linha 2-Verde do Metro ou a Linha 10-Turquesa da CPTM, de lá o passageiro tem a opção de seguir até a estação Sacomã, integrando também ao Expresso Tiradentes.
Além de ser uma nova opção aos trabalhadores do ABC que se deslocam até a capital, o novo modal de transporte atenderá especialmente aos estudantes do ABCD.
O BRT passará, portanto, pelo Instituto Mauá, Fundação Santo André, Fundação ABC entre outras universidades.
“O BRT-ABC vai levar os passageiros de modo eficiente e absolutamente coerente com a demanda da região, de acordo com os estudos de origem-destino realizados. Todos o investimentos da implementação serão feitos pela iniciativa privado, fiscalizados pelo estado”, comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. “Esperamos que em 2022 tenhamos o BRT ABC operacional para a população”, pontuou Baldy.
Deslocamento rápido e seguro
O BRT-ABC vai oferecer aos passageiros deslocamento rápido e seguro.
Os ônibus irão se deslocar, acima de tudo, em faixas exclusivas, sem nenhuma interferência de outros veículos ou do trânsito nas vias.
Semáforos inteligentes serão capazes de identificar os ônibus do BRT, priorizarão a abertura, fazendo com que não fiquem esperando parado no farol.
O conforto e a acessibilidade, por exemplo, estão presentes em todo projeto.
O piso será em nível da plataforma, facilitando o embarque e desembarque de passageiros; especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência.
O pagamento da passagem, em conclusão, será nas estações para evitar filas e diminuir o tempo de paradas.