O engenheiro Milton Bigucci Junior, presidente da AcigABC – Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC, apresentou em coletiva os Dados do Mercado Imobiliário do Grande ABCDMRR do primeiro trimestre de 2021.
Em uma análise inicial, em primeiro lugar, ele destacou: “Apesar de o número de lançamentos no primeiro trimestre de 2021 ter sido 73,9 % maior que o mesmo período do ano passado, e as vendas terem sido 22% menor nesta mesma comparação, a oferta de imóveis na região caiu 44,9% comparando março de 2021 com março de 2020, e isso fez com que o volume de vendas em relação ao que existe ofertado no ABCD tivesse aumento de 29,5%.”
Isso ocorreu devido à redução drástica de 59,5% nos lançamentos em 2020 se comparado a 2019 ocasionada pelo receio dos incorporadores devido a pandemia, o que fez com que os estoques de imóveis na região fossem reduzidos, uma vez que as vendas, apesar de terem sido também menores em 2020 com relação a 2019, ficaram muito próximo da média de vendas na região nos últimos 5 anos, fazendo com que as vendas sobre a oferta de produtos na região aumentasse.
Santo André liderou os lançamentos em 2020, com participação de 35% do total lançado, ultrapassando São Bernardo do Campo (29%), que vinha ocupando a primeira posição, tendo ainda Mauá (19%), Diadema (13%) e São Caetano do Sul (4%).
Os lançamentos no primeiro trimestre de 2021 foram em sua maioria de 2 dormitórios (83%), seguido pelo de 3 dormitórios (17%), não tendo ocorrido lançamento de imóveis com 1 ou 4 dormitórios na região no período.
As vendas no primeiro trimestre foram preferencialmente de imóveis na faixa entre R$ 240.000,00 e R$ 500.000,00 (65%), seguidas pelos produtos econômicos, até R$ 240.000,00 (20%).
Perspectivas
“Apesar do impacto negativo da pandemia sobra a economia nacional, o setor imobiliário conseguiu manter um ritmo muito bom neste período, as vendas aumentaram em relação ao estoque ofertado deixando, o mercado otimista, vislumbrando melhora ainda maior nas vendas nos próximos trimestres de 2021 em relação a 2020, uma vez que as Incorporadoras estão retomando os lançamentos e, desta maneira, com mais oferta, e o mercado aquecido, certamente teremos mais vendas”, concluiu Milton Bigucci Junior.