Levantamento da secretaria estadual da Segurança Pública aponta ainda recuo nos casos de estupro e latrocínio
O trabalho da Prefeitura de São Bernardo e Guarda Civil Municipal (GCM), com as demais forças policiais, segue com resultados positivos na queda da criminalidade.
Em março, pelo terceiro mês consecutivo, o município apresentou, em primeiro lugar, redução nos principais indicadores criminais, como homicídios e roubos em geral.
Os dados constam em levantamento divulgado nesta semana, portanto, pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Zero homicídio doloso
Segundo o relatório do Governo do Estado, São Bernardo encerrou março sem nenhuma ocorrência de homicídio doloso, o que não ocorria desde outubro de 2018.
Além disso, pelo segundo mês consecutivo a cidade também não teve registro de latrocínio.
Analisados todos os indicadores, uma das maiores quedas foi nos casos de roubo em geral, com recuo de 8,28% na comparação com março de 2020, passando de 435 para 399.
Da mesma forma, furtos em geral também tiveram queda de 7,90% – caíram de 405 para 373 registros. Por fim, os registros de estupro recuaram 20%, de 15 para 12.
Com o encerramento do primeiro trimestre, São Bernardo apresentou, de janeiro a março, redução nos casos de roubo de veículo (10,14%) e furto de veículo (1,30%).
Gestão eficiente
Para o prefeito Orlando Morando, a queda nos indicadores comprovou, mais uma vez, a eficiência na gestão da Segurança Pública do município.
“Em nossa cidade priorizamos o trabalho integrado entre a GCM e as demais forças policiais. Com isso, além de intensificarmos o patrulhamento e as rondas ostensivas em todo território da cidade, temos aperfeiçoado o trabalho das equipes de inteligência, garantindo mais eficiência nas operações de segurança, o que tem resultado na queda dos indicadores”, enfatizou o Chefe do Executivo.
Exemplo da integração entre as forças policiais de São Bernardo é certamente a Operação Toque de Recolher.
Realizada desde 27 de fevereiro, para evitar aglomerações em meio a pandemia, a ação tem realizado diariamente bloqueios de segurança em todo território da cidade, das 22h às 4h.
As barreiras sanitárias contam com equipes da GCM, Polícia Militar e Polícia Civil.
Mais de 85 mil pessoas foram orientadas, 52 mil veículos abordados, 100 veículos apreendidos e recolhidos por irregularidade, e 280 pessoas conduzidas à delegacia.
“Este trabalho conjunto tem sido fundamental para garantirmos a segurança da população”, destacou, da mesma forma, o secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos.
Ele lembrou, em conclusão, que “num momento delicado da pandemia, ocorrências de aglomerações e festas irregulares representam enorme risco à saúde de todos”.