Encontro terá os 200 estudantes que iniciaram em 2025 e os 200 que começam agora cursos em gestões Financeira, Pública, Ambiental e Marketing Digital
Os 400 alunos do Programa Faculdade Municipal São Bernardo estarão juntos pela primeira vez na noite de segunda-feira (23.02).
Será no Cenforpe, que a partir das 19h será o palco da Aula Magna da instituição criada em 2025 pela gestão do prefeito, Marcelo Lima.
No evento, os estudantes estarão acompanhados de parentes.
E o mesmo reunirá, em primeiro lugar, as turmas formadas nos vestibulares de 2025 (em junho) e de 2026 (dezembro).
Todos para a celebração que marca a realização de um sonho e a oportunidade de uma nova vida a partir da educação.
A primeira turma de 200 alunos inicia, além disso, o segundo dos quatro semestres dos cursos semipresenciais de tecnólogos em Gestão Pública, Gestão Ambiental, Gestão Financeira e Marketing Digital, que agora recebem os 200 selecionados no Vestibular 2026.
Assim, a Faculdade Municipal instalada em prédio próprio na Rua Marechal Deodoro passa a contar com os 400 alunos em aulas presenciais na terça-feira (24.02).
Serão oito turmas de 50 estudantes, consolidando o avanço do projeto idealizado pelo prefeito, Marcelo Lima.
A estrutura física na Marechal Deodoro registra quatro salas presenciais, incluindo um espaço equipado com 20 computadores.
Os mesmos poderão ser utilizados para pesquisas acadêmicas e acesso à plataforma digital educacional da Universidade São Judas Tadeu.
Ela é parceira da Prefeitura no projeto e responsável pedagógica pela instituição municipal.
O prédio teve revitalização completa – intervenção está praticamente pronta — após anos abandonado.
Iclusive para que fosse adaptado para abrigar a faculdade que, a partir de agora, contará, da mesma forma, com copa e refeitório.
Oportunidades
Idealizador e defensor do programa desde que a proposta foi incluída no Plano de Governo, o prefeito, Marcelo Lima, destacou que o foco da iniciativa da Prefeitura, com a Faculdade Municipal, é garantir oportunidade a quem tem sonho e vontade de estudar, mas não tem condições financeiras para custear um curso de Ensino Superior.
Não por acaso, a gestão implementou outras medidas com o objetivo de ampliar o leque de oportunidades em São Bernardo.
Entre outras iniciativas inéditas está o Conecta, programa de intercâmbio internacional gratuito.
Além disso, a oferta de bolsas de estudo integrais na área da Saúde, incluindo Medicina, e de Direito.
“A educação transforma a vida das pessoas, e é isso que a nossa gestão tem como propósito: transformar e fazer de São Bernardo uma cidade melhor para todos. Era um sonho, que agora já é realidade para mim e para os 400 estudantes que teremos neste começo de ano na nossa Faculdade Municipal gratuita. A revitalização do prédio está pronta, faltando pequenos detalhes, para receber e acolher a todos de braços abertos, com respeito, carinho e profissionais capacitados. Não tenho dúvida de que da nossa faculdade sairão, em breve, grandes profissionais para ajudar a fazer de São Bernardo uma cidade ainda melhor”, frisou, em suma, o prefeito.
Papel da faculdade
Um dos responsáveis pela gestão da instituição, junto com a Secretaria de Educação, é o secretário-executivo de Programas Governamentais, Hiroyuki Minami.
Ele lembrou o papel da faculdade dentro das políticas públicas de desenvolvimento social do município.
“Cada aluno que entra na nossa faculdade carrega um sonho, uma história e uma expectativa de futuro. Então, a partir de agora são sonhos que se realizam para 400 alunos. Ver esse projeto funcionando, com estrutura adequada, professores qualificados e estudantes motivados mostra que São Bernardo está no caminho certo ao investir em educação como ferramenta de transformação social”, disse.
Abrir portas
Muitos estudantes veem o ingresso na faculdade não apenas como o início de uma carreira, mas também a oportunidade com que tanto sonharam para recomeçar e abrir portas para uma nova vida.
Moradora do Ferrazópolis, Rozilva Araruna trabalha como cuidadora de crianças e enxerga na Faculdade Municipal uma “grande oportunidade” de vida.
Não apenas para crescimento profissional e pessoal, mas também reunir conhecimento para contribuir com o planeta.
“Gostaria de agradecer à Prefeitura por ter aberto essa faculdade gratuita em São Bernardo. Essa iniciativa é um exemplo do compromisso com a educação. Estou ansiosa para começar as aulas de Gestão Ambiental, ver sobre as matérias, sobre como fazer parte de um projeto tão bonito, que é preservar nosso meio ambiente”, disse, em conclusão.
