Brasilitália comemora 46 anos

In ABCD On
- Updated
Luiz José Moreira Salata, presidente da Brasilitália de São Bernardo

A Sociedade Cultural Brasilitália de São Bernardo do Campo completa neste 21 de abril 46 anos de fundação. Seu presidente, Luiz José Moreira Salata, envia uma manifestação que reproduzimos na íntegra:

A SOCIEDADE CULTURAL BRASILITÁLIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, por seu Presidente LUIZ JOSÉ MOREIRA SALATA, cumprimentando Vossa Senhoria e distinta família, com júbilo registramos no dia 21 de abril, a data do aniversário pelos 46 Anos da fundação de nossa entidade, como também da existência do Curso de Italiano, parte essencial e integrante do funcionamento de nossa entidade.

“Na oportunidade, relembramos com carinho a figura carismática do saudoso Comendador Carlo Pega, idealizador, fundador e Primeiro Presidente da entidade, o qual em 28 de novembro de 1973, em sua residência, munido de um livro de atas e na presença de mais quinze abnegados cidadãos italianos, se reuniram demonstrando a intenção de organização e fundação de um circolo italiano e curso de língua, gramática e literatura.

“Com isso, os oriundi almejavam a criação de um órgão destinado ao entrosamento entre os membros e familiares da já bem numerosa colônia italiana da cidade, visando a difusão e manutenção dos costumes e tradições ítalo-brasileiras.

“Assim, visando o cultivo e contínuo estreitamento com os brasileiros que os receberam com muito afeto, carinho e consideração, formando desse modo uma sólida, firme e indissolúvel relação de amizade, justamente com os detalhes apostos pela lavratura da primeira ata e pelas demais que se seguiram no decorrer dos encontros, a quem rendemos as nossas homenagens pela iniciativa.

“Os oriundi coesos e organizados, promoveram a fundação da entidade ítalo-brasileira – Sociedade Cultural Brasilitália, em 21 de Abril de 1974, sendo assim oficialmente lavrada a primeira ata, a décima no mesmo livro, mantida tal relíquia nos arquivos da entidade.

“O dia e mês escolhidos – 21 de abril – revela a homenagem aos dois países considerados irmãos, com fundação na mesma data, Roma, Capital da Itália, a Cidade Eterna, em 753 a.C. e, Brasília, Capital Federal do Brasil, a Capital da Esperança, em 1960.

“No mesmo dia 21, coincidentes e adequados na comemoração, exatamente para formar o tríduo marcando indelevelmente a estreita e indissolúvel ligação desses povos de per si que a cada dia mais se entrosam para exaltar as suas qualidades através da difusão da cultura, costumes
e tradições.

“Ao tempo decorrido, registramos que o Curso de Italiano, registrado sob o lema – Língua, Cultura e Tradição”, registrado sob nº 82, na FECIBESP – Federação das Entidades Culturais Italo-Brasileiras do Estado de São Paulo, constituído por renomados professores formados em
universidades italianas.

“Já certificou milhares de alunos com a realização de aulas teóricas e práticas de gramática, literatura e conversação, muito prestigiado diante da população da cidade e região.

“Mantém biblioteca com perto de 1.100 livros italianos que ficam à disposição dos alunos e interessados, realizando eventos e festividades nas datas comemorativas, além da formalização de intercâmbios firmados com entidades e órgãos da região e dos estados, e mesmo com cidades
italianas, e representação com Marostica a cidade gemellatta de São Bernardo.

“A Sociedade Cultural Brasilitália através de sua Diretoria e associados, segue no firme propósito do cumprimento das finalidades em favor da difusão das tradições e costumes da Itália e do Brasil, que resultaram no indiscutível progresso e desenvolvimento de nossa cidade e do país, assim almejando a todos os nossos sinceros e profundos agradecimentos pelo prestígio que têm dado à entidade.

“Atenciosamente.

LUIZ JOSÉ MOREIRA SALATA

Presidente”

You may also read!

Nove ônibus zero, acessíveis, com ar-condicionado e wi-fi renovam frota do transporte público de São Caetano

São Caetano tem, em primeiro lugar, Tarifa Zero, transporte público gratuito, desde novembro de 2023. E agora, além disso, os

Read More...

Mais de 400 entidades de todo o Estado participam da Audiência Pública promovida pela Deputada Carla Morando e MACF

Mais de 400 entidades participaram da Audiência Pública para discutir o Programa Nota Fiscal Paulista, promovida pela deputada estadual

Read More...

Morando sanciona lei que torna obrigatória presença da GCM nas escolas municipais

Medida pioneira, criada pela Prefeitura de São Bernardo em abril de 2023, visa garantir a segurança na comunidade escolar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu