Zoo de São Bernardo chega aos 40 anos como referência no tratamento de animais resgatados

In ABCD On
Fotos: Igor Cotrim/PMSBC

Unidade de conservação animal abriga hoje cerca de 350 animais de 70 espécies nativas; aniversário terá, acima de tudo, atividades especiais
Neste domingo (05.10), o Zoológico de São Bernardo completa, portanto, 40 anos.

E, para celebrar a data, a Prefeitura preparou, em primeiro lugar, programação de ações especiais no Parque Municipal Estoril, no Riacho Grande – o equipamento fica dentro da unidade de conservação ambiental.

Ao longo da manhã, equipes do Zoo vão receber, por exemplo, escoteiros e parentes de funcionários de empresas de reciclagem do município para conhecer os cerca de 350 animais que hoje moram no local.

A festividade irá registrar, além disso, a soltura de animais reabilitados no Zoo, como saruês e maritacas.

A ação contará, ainda, da mesma forma, com um espaço voltado à educação ambiental.

Haverá gincanas interativas, fortalecendo a conexão com a natureza, voltadas a todos que estiverem passeando no domingo pelo Parque Estoril.

O Zoológico ocupa uma área de cerca de 10 mil m² do parque e abriga, principalmente, animais silvestres brasileiros, com foco no bioma Mata Atlântica.

“O animal mais antigo que temos hoje aqui no Zoológico é o jacaré Diniz. Ele chegou ainda filhote, em 2001, apreendido pela Polícia Ambiental em casa de um particular na cidade. Ele, com toda a certeza, é um dos bichos que mais despertam o interesse da criançada”, conta, em resumo Marcelo Gomes, veterinário responsável pelo espaço e que há 30 anos trabalha no Zoo.

A unidade conta, atualmente, com oito funcionários e dois biólogos.

Inspiração

Um dos principais serviços desenvolvidos por lá é o tratamento a animais resgatados pela Guarda Civil Ambiental e outras forças policiais.

O trabalho inclui reabilitação no ambulatório e, quando possível, a reinserção na natureza ou o transporte para locais adequados.

“O Zoo municipal já recebeu, em 2025, cerca de 250 animais, entre eles uma serpente exótica, que é a píton. No mais, a maior quantidade são gambás, pois agora começou a temporada de filhotes. Entre as aves, tucanos e corujas foram a maior quantidade que recebemos por aqui”, acrescentou o veterinário.

Celebração

Para a atividade ficar ainda mais completa, o Parque Estoril receberá o Caminhão da Alegria, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer.

Com uma proposta itinerante, o caminhão se transforma em um grande palco disponibilizando diversos tipos de brincadeiras e muita diversão.

“Será um dia de grande celebração. O nosso Zoológico é referência no tratamento de animais silvestres resgatados e exemplo de dedicação dos nossos servidores em prol da proteção da fauna na nossa região”, acrescenta Fernando Longo, secretário municipal de Serviços Urbanos.

O equipamento

Inaugurado em 1985, o Zoo de São Bernardo é um dos principais instrumentos da Prefeitura para a preservação da fauna e flora do município.

O equipamento, que é certificado pelo Ibama, abriga aproximadamente 350 animais de 70 espécies diferentes (como anta, o maior mamífero terrestre brasileiro; sussuarana, onça parda, macaco prego, macacos, papagaios e araras.

Todos em viveiros adaptados para atender às necessidades de cada um.

Já o Parque Estoril é a primeira Unidade de Conservação de São Bernardo do Campo para garantir a preservação da Mata Atlântica, da fauna e da Represa Billings.

Com classificação, o local passou a ser denominado Parque Natural Municipal Estoril, ganhando status não somente de equipamento de lazer, mas também de uma área que precisa ser protegida e conservada do ponto de vista ambiental.

Serviço

Ingressos (para entrar no Parque Estoril – a entrada do Zoo é gratuita):

Entrada: R$ 15

Meia entrada R$ 7,50 por pessoa

Entrada gratuita para morador de São Bernardo com carteirinha do parque e Pessoa com transtorno do Espectro Autista (TEA).

Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h.

Endereço: Rua Portugal, 1.100, região do Riacho Grande.

Mais informações pelo link: https://encurtador.com.br/vDtva

You may also read!

Taka manifesta indignação com sentença em primeira instância, adianta recurso e diz confiar plenamente na Justiça

Joaquim Alessi Diante da estupefação provocada em Diadema e em todo o ABCD pela notícia de condenação em primeira instância

Read More...

Sicredi oferece planejamento e proteção para curtir as férias com tranquilidade

Sicredi orienta sobre seguros de residências e veículos, além dos benefícios de Tag de Passagem, débito programado das contas

Read More...

Sabres fecha temporada 2025 com aprendizados no basquete em cadeira de rodas

Projeto do IBISC alia, acima de tudo, inclusão sociocultural e desempenho esportivo e garante permanência no Brasileiro da modalidade A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu