Zé Renato lança álbum de inéditas com o coro do Instituto Sabendo Mais/Escola Nova Holanda da Maré, além de participações de Lenine, Pedro Luís, Geraldo Azevedo e Marina Íris

In Cultura On
- Updated
Zé Renato e o coro. Divulgação

Com 10 faixas, “Água Pras Crianças” convoca todo mundo para cantar o bem mais precioso e ameaçado do planeta.

O álbum completo chega em 12 de outubro nas principais plataformas de streaming; para acessar, clique aqui.

O Selo Sesc também oferece o conteúdo de graça no Sesc Digital

Desde o início de sua carreira, Zé Renato sempre esteve ligado às questões ambientais e sociais.

O poder transformador da arte, em especial da música, o levou a compor canções como “Bebedouro” (com Paulo Cesar Pinheiro), “Fonte da Vida” (com Cacaso) e “Água pra Quê?” (com Ivan Santos), além de interpretar belezas de Antonio Carlos Jobim (“Correnteza”) e “Rio Amazonas” (de Dori Caymmi e Paulo Cesar Pinheiro).

Com o Grupo Boca Livre estreitou sua aproximação com o universo infantil, com duas participações marcantes nos álbuns “Arca de Noé”, volumes 1 e 2, com as gravações de “A Casa” e o “O Vento”, canções de Vinícius de Moraes que estiveram sempre presentes nos shows do grupo e permanecem no imaginário de muitos brasileiros.

Após 45 anos de carreira e dois projetos premiados dedicados exclusivamente ao público infantil, “Samba pras crianças” e “Forró pras crianças”, Zé Renato entendeu que havia uma nova mensagem a ser disseminada.

E as crianças seriam o melhor veículo para esta nova iniciativa.

“A ideia para esse projeto surgiu em 2007, enquanto lia as notícias alarmantes sobre os danos causados pela poluição e o aquecimento global e seus impactos nos rios e mares do planeta assim como também uma fala do meu filho Benjamin, na época com 4 anos, dizendo enquanto me barbeava com a torneira aberta: ‘papai cuidado se não vai acabar a água do mundo!’”, relembra o cantor.

Gravado entre fevereiro e março de 2020, pouco antes da pandemia do COVID-19 chegar ao Brasil, Água Pras Crianças coloca a meninada do coro do “Instituto Sabendo Mais/Escola Nova Holanda da Maré” para colorir a música de Zé Renato.

Vindas de um universo particular e calibrados de potencialidades e estudos musicais advindos de um lindo projeto social na comunidade, as crianças abraçaram a ideia e mergulharam fundo nas canções de Zé Renato.

Regido pelo maestro Fabiano Monteiro, o coro formado por 10 alunos cumpre lindamente seu papel e amplifica a mensagem do álbum para públicos de todas as idades.

“A música, assim como tudo na vida, requer dedicação e estudo. Conhecer, ensaiar e apresentar um repertório inédito foi um desafio grande. Mas criança gosta do novo, da oportunidade. Elas adoraram conhecer mais esse pedaço do mundo da música. E a gravação foi, para as crianças, um exemplo palpável de que precisamos estudar e estar prontos para receber a oportunidade quando ela bater `a porta”, conta o maestro.

A “oportunidade”, à qual o maestro se refere, são as 10 faixas trabalhadas com o esmero dos arranjos que é característico da obra de Zé Renato, somadas às letras de Joyce (De Onde É Teu Navio), Zélia Duncan (As Nossas Águas Vão Rolar), Paulo César Pinheiro (Ciranda Das Águas), Paulinho Moska (Pra Natureza Recomeçar), Pedro Luís (Pra Chover Mais Peixe, o single do disco), Ivan Santos (Água Pra Quê?) e outros grandes parceiros.

“Dividir projetos com Zé é sempre um desafio prazeroso. Fizemos essa canção já pensando na ideia do projeto infantil com foco na sensibilização ambiental. Especialmente essa canção, em que a melodia é do Zé e a letra minha – como sempre em nossas parcerias – acabamos construindo-a presencialmente. Temos muitas canções em parceria, mas essa foi a 2ª vez que fizemos juntos, presencialmente”, conta Pedro Luís.

O puxão de orelha do filho e a participação das crianças foram combustível para um álbum impecável também na escolha das participações especiais.

Quem poderia entoar com tamanha intensidade interpretativa os versos “queimada chama degelo/calor quem pode detê-lo/terra quem poderá cuidar?” se não Lenine em “Queimada” (Zé Renato/Ivan Santos)?

Marina Íris exulta e lamenta “quando ela passou no Subaé ficou triste/assim desse jeito/velho chico não resiste” no poderoso samba “Gota” (Zé Renato/J.Velloso).

Geraldo Azevedo encanta com sua raiz nordestina versos como “água matutina/água de luar/vem dançar menina/que eu vou ser seu par” em “Ciranda das Águas” (Zé Renato/Paulo César Pinheiro).

A direção musical e os arranjos são da autoria de Zé Renato.

Os arranjos para sopros são de Cristóvão Bastos, parceiro de Zé Renato em diversos trabalhos e que também a assume as teclas ouvidas no disco.

Ao lado de Cristóvão, um time de músicos experientes acompanha Zé Renato na sua jornada por vários estilos e gêneros que compõem o projeto “Água Pras Crianças”: Marcelo Costa na percussão e bateria;  Erivelton Silva na bateria; João Castilho nas guitarras e viola; Rômulo Gomes no baixo; Yuri Queiroga nos samples, sinths, baixo e guitarra em “Pra Chover Mais Peixe”; Mú Carvalho na marimba, piano, cordas e órgão em “As Nossas Águas Vão Rolar”; Luis Filipe de Lima no violão de 7 cordas, Thiago da Serrinha no cavaquinho, Paulino Dias na percussão em “Gota”; João Pedro Moschkovich na guitarra slide em “Pra Natureza Recomeçar”; Marcelo Caldi na sanfona em “Cada Gota É Um Tesouro”; Zé Nogueira nos teclados em “Água Pra Quê”. Os sopros ouvidos em “De Onde É Teu Navio”, “Pra Chover Mais Peixe” e “Ciranda das Águas” ficam por conta de Everson Moraes no trombone e trompete e Aquiles Moraes no trompete e flugelhorn.

Não é de hoje que a água do planeta pede cuidado.

Se as gerações anteriores ignoraram o clamor da natureza pela sua preservação, é hora das crianças de hoje atenderem este chamado.

Zé Renato segue firme no seu compromisso de fazer da música mais do que um elemento de entretenimento.

É arte mobilizadora, catalisadora de mensagens como esta, e com potencial de mudar o mundo, como André Trigueiro pontua no texto de apresentação do álbum: “Essa é a magia da arte. Tocar o coração da gente de um jeito que tratados científicos, livros ou reportagens não conseguem fazer. Na linda voz de Zé Renato embala-se o sonho de um mundo melhor e mais justo onde cada um de nós tem algo a fazer. Até as crianças.”

Água Pras Crianças – Repertório completo

1. Pra Chover Mais Peixe (Zé Renato e Pedro Luís) | Participação Especial: Pedro Luís (voz)

2. As Nossas Águas Vão Rolar (Zé Renato e Zélia Duncan) | Participação Especial: Mú Carvalho (marimba, piano, cordas e órgão)

3. Gota (Zé Renato e J. Velloso) | Participação Especial: Marina Íris (voz)

4. Queimada (Zé Renato e Ivan Santos) | | Participação Especial: Lenine (voz)

5. Ciranda das Águas (Zé Renato e Paulo César Pinheiro) | Participação Especial: Geraldo Azevedo (voz)

6. Pra Natureza Recomeçar (Zé Renato e Paulinho Moska) | Participação Especial: João Pedro Moschkovich (guitarra slide)

7. Cada Gota É Um Tesouro (Zé Renato e Juca Filho) | Participação Especial: Marcelo Caldi (sanfona)

8. A Partida (Zé Renato e Flávia Ventura Tygel)

9. Água Pra Quê (Zé Renato e Ivan Santos) | Participação Especial: Zé Nogueira (teclados)

10. De Onde É Teu Navio (Zé Renato e Joyce Moreno)

Zé Renato

Começou sua carreira artística participando de festivais.

Em 1977, integrou o grupo Cantares, ao lado de Marcos Ariel, entre outros, com o qual lançou um compacto duplo pela Funarte, no ano seguinte, no projeto “Vitrines”.

Em 1979, formou, com Claudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro, o quarteto vocal e instrumental Boca Livre, com o qual ganhou projeção nacional e gravou vários discos.

Em 2003 idealizou e produziu o CD “Samba Pras Crianças” que recebeu o Prêmio TIM 2004 de Melhor Disco Infantil.

E em 2004 recebeu, com o disco “Minha Praia”, o Prêmio Rival BR de Música na categoria de Melhor Cantor.

Em 2006 realizou 4 projetos: o show “Encontro das Águas” com Joyce, gravou o segundo CD de seu projeto infantil “Forró Pras crianças” (Biscoito Fino) que recebeu o Premio Tim 2007 de melhor CD infantil e foi indicado ao Grammy Latino de 2007 na categoria Melhor álbum infantil.

Nos 40 anos divididos entre o Boca Livre e sua carreira solo, alcançou reconhecimento também por celebrar obras de outros compositores, como em “Natural do Rio de Janeiro” sobre os sambas de Zé Keti, “Silvio Caldas 90 anos”, e “Filosofia” sobre Chico Buarque e Noel Rosa.

Em 2018 lança “Bebedouro”, primeiro disco inteiramente autoral com parcerias de Joyce Moreno, Paulo César Pinheiro, Nei Lopes, João Cavalcanti, Capinam, Moacyr Luz e Moraes Moreira.

Ficha técnica – álbum

Letras: Pedro Luís, Zélia Duncan, J. Velloso, Ivan Santos, Paulo César Pinheiro, Paulinho Moska, Juca Filho, Flavia Ventura Tygel e Joyce Moreno

Direção artística: Zé Renato

Direção e produção musical, violão, arranjos: Zé Renato

Voz: Zé Renato, Marina Iris, Pedro Luís, Lenine e Geraldo Azevedo

Coro: Duda Daniel, Miguel Thiago, Gabrielle Rocha, João Carlos, Sophya Pelais, Asafe Adonai, Gaby Vieira, Miguel Carneiro, Sofia Carneiro e Débora Souza (Instituto Sabendo Mais – Escola Nova Holanda da Maré)

Regência: Fabiano Monteiro (Instituto Sabendo Mais – Escola Nova Holanda da Maré)

Arranjos de sopro, piano e rhodes: Cristovão Bastos

Guitarra e viola: João CastilhoBaixo elétrico: Rômulo GomesCezinha Oliveira

Baixo elétrico, sinth e sampler: Yuri Queiroga

Marimba, piano, cordas e órgão: Mú CarvalhoViolão de 7 cordas: Luis Filipe de Lima

Cavaquinho: Thiago da Serrinha

Percussão: Paulino Dias

Guitarra slide: João Pedro Moschkovich

Sanfona: Marcelo Caldi

Teclados: Zé Nogueira

Trombone e trompete: Everson Moraes

Trompete e flugelhorn:  Aquiles Moraes

Direção de Produção: Memeca Moschkovich

Produção Executiva: Guete Oliveira – Moleka Promoções e Eventos

Assistentes de produção executiva: Mariana Athayde e Ana Terra Moschkovich

Projeto gráfico e fotos: Philippe Leon

Foto Zé Renato: Bia Giacomini

Técnicos de gravação: Fabiano Estevão e Fernando Fischgold

Assistente de gravação: Raphael Castro

Audiovisual: Vérum Filmes Mixado e masterizado no Rockit Estúdios por Fabiano EstevãoGravado nos meses de fevereiro e março de 2020 no Estúdio Cia. dos Técnicos/RJ

ServiçoSelo Sesc lança “Água Pras Crianças” de Zé Renato & Convidados

No Sesc Digital e nas demais plataformas de streaming a partir de 12 de outubro.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu