Joaquim Alessi
Em uma manobra que pegou de surpresa parte da imprensa e até mesmo políticos, o deputado federal Fernando Marangoni (União/SP) anunciou pouco antes do almoço desta sexta-feira (15.03) seu apoio à pré-candidatura do vice-prefeito, Luiz Zacarias (PL), a prefeito de Santo André nas eleições de outubro deste ano.
Na véspera, em primeiro lugar, a assessoria de Maragoni convidara jornalistas a acompanhar a declaração do deputado sobre o pleito municipal.
Muitos imaginaram, portanto, que o parlamentar anunciaria sua candidatura a prefeito. Afinal, falava-se nessa possibilidade nos bastidores.
Até mesmo jornalistas que acompanham o dia a dia da política estranharam ao chegar e deparar-se com a presença de Zacarias.
O mistério só dissipou-se quando, solenemente, Marangoni declarou: “Venho, agora, declarar o nosso total e irrestrito apoio à candidatura do nosso vice-prefeito, Luiz Zacarias, que vem candidato, como anunciou recentemente, pelo Partido Liberal, e nós entendemos que nenhum projeto pessoal pode ser maior do que projeto para a cidade”.
Continuidade do governo
Ex-secretário de Habitação da gestão Paulo Serra, Marangoni afirmou que “a candidatura de Zacarias é do Governo; pode não ser do prefeito, mas é do Governo”.
Zacarias, da mesma forma, reafirmou que era pré-candidato a prefeito havia oito anos, e que o prefeito Paulo Serra sabia disso e concordara.
Segundo o deputado federal, além do União Brasil, na próxima semana virão a Santo André outros líderes.
São eles do Republicanos, do governador Tarcísio de Freitas, e do Progressistas, para, da mesma forma, cerrar fileiras com o PL por Zacarias.
Mesmo afirmando reconhecer os feitos do atual governo, Marangoni subiu o tom quando, sem citar o nome do prefeito, falou ser contra a ditadura.
“Uma pessoa só imaginar que possa definir quem será o candidato é antidemocrático, é ditatorial, rasgar a Constituição”, disse.
Quando citou Paulo Serra, destacou que “ele faz um grande mandato, mas não faz sozinho; faz isso com o grupo”.
Serra tem evitado anunciar o apoio a este ou aquele candidato, mas sempre afirma que vai se definir mais para a frente.