Via será aberta em toda a extensão a partir deste sábado, mas seguirá com parte das interdições em vigor por causa das obras de reforço estrutural
O Viaduto Presidente Castelo Branco, em Santo André, terá o tráfego para veículos liberado parcialmente, em primeiro lugar, a partir deste sábado (16.12).
Atualmente, a via está completamente fechada na direção da Avenida Prestes Maia e funcionando com duas faixas em um trecho no sentido Avenida dos Estados.
A partir das 8h deste sábado, os motoristas com veículos leves poderão, portanto, acessar toda a extensão do viaduto, em ambos os sentidos.
Mas, ainda haverá interdições de faixas, porque as obras de recuperação estrutural da via seguem em andamento. A circulação de veículos pesados ainda não será permitida.
Pedido de comerciantes
“Essa é uma abertura parcial, que foi antecipada a pedido dos comerciantes e para melhorar o fluxo de veículos neste final de ano. Sabemos que é uma obra importante, mas que prejudica a mobilidade da cidade. Por isso fizemos um grande esforço e conseguimos realizar esta liberação seis meses antes do previsto”, afirmou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
O Viaduto Presidente Castelo Branco foi interditado em novembro de 2022, para passar por recuperação estrutural.
Complexo viário
As intervenções fazem parte das obras do Complexo Viário Santa Teresinha, que têm o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego da região.
Em novembro deste ano, a Prefeitura de Santo André entregou uma nova ponte na Avenida dos Estados, que faz parte das obras do Complexo Viário Santa Teresinha.
O viário facilitou o acesso ao bairro para o motorista que utiliza o Viaduto Presidente Castelo Branco e segue pela Alameda Martins Fontes.
Complexo Viário Santa Teresinha
As obras do Complexo Viário Santa Teresinha têm o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego na Avenida dos Estados com a saída do Viaduto Presidente Castelo Branco e a travessia do Rio Tamanduateí com acesso ao bairro Santa Teresinha.
Serão construídos dois novos viadutos, paralelos e em ambos os sentidos na Avenida dos Estados, visando reduzir o número de cruzamentos em nível e melhorar a fluidez dos motoristas que trafegam nas duas direções do Viaduto Castelo Branco para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.
Além disso, as novas pistas do Complexo Viário Santa Teresinha vão contar com acessibilidade para pedestres e ciclistas, garantindo maior segurança viária, e está prevista a construção de um parque linear sob os viadutos.
O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).