Integrantes da escola cantaram para uma plateia animada o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, um tributo à trajetória de luta, resistência e sonhos da população de São Bernardo
A escola de samba Vai-Vai, maior campeã do Carnaval de São Paulo, apresentou na tarde deste sábado (24.01), no tradicional Teatro Cacilda Becker, em primeiro lugar, o samba-enredo a ser levado ao Anhembi em 13 de fevereiro com homenagem inédita São Bernardo do Campo.
Intérprete, baianas, passistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e os ritmistas cantaram no palco, portanto, o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia”, um tributo à trajetória de luta, resistência e sonhos da população da cidade.
A apresentação do Vai-Vai representou, acima de tudo, o Grito de Carnaval em São Bernardo.
O samba faz referência, por exemplo, à memória dos Estúdios Cinematográficos Vera Cruz.
Trata, da mesma forma, da trajetória de desenvolvimento da indústria e da pluralidade do povo são-bernardense.
“Na tela, os sonhos ganham luz, revela, na câmera, ação. À ‘vera’, a saga de um povo vencedor, heroico pescador na imensidão. ‘Nobres’ imigrantes aportaram nesse chão, a simplicidade mostra força interior. Alegre, valente, arretado, assim construíram legado no trabalho, o progresso da nação”, diz, em resumo, trecho do enredo.
Grande felicidade
Antes da exibição, o prefeito, Marcelo Lima, e a secretária municipal de Cultura, Samara Dinis, conversaram com a imprensa.
Falaram sobre a homenagem e importância do enredo para a cidade.
“É uma grande felicidade: a Vai-Vai vai levar para a avenida em São Paulo, para o Brasil e para o mundo, a história de São Bernardo cantada pelo samba-enredo, pelas fantasias, essa história importante da nossa cidade contada na avenida”, afirmou Marcelo.
O chefe do Executivo municipal relembrou os contatos iniciais entre a agremiação e a Secretaria de Cultura.
Os mesmos esultaram em um tributo que destaca a trajetória da cidade como polo produtor de automóveis e móveis.
Da mesma forma, homenageia os trabalhadores e trabalhadoras e também trata do presente.
“Dessa cidade pujante, com autoestima elevada, de homens e mulheres trabalhadores, acolhedora, de muitos povos e muitas culturas”, completou.
Marcelo Lima reforçou que a participação da Prefeitura se dá apenas como apoio, e que não há repasse de recursos públicos para a escola de samba.
“O convite surgiu após o Carnaval do ano passado, quando a Vai-Vai procurou a Secretaria da Cultura para apresentar o enredo sobre São Bernardo. Foi realizada a conversa, ouvimos a ideia deles, que não seria apresentado nada que não fosse de acordo com o que temos feito na cidade e, agora, vamos ver um grande espetáculo”, concluiu Marcelo Lima.
Meu Carnaval Tá Na Rua
A Secretaria de Saúde de São Bernardo publicou edital para os interessados em desfilar com blocos na cidade.
Isso, para que eles possam se inscrever e contar com apoio logístico e de segurança da Prefeitura, sem repasse de recursos.
Ao longo desta semana será divulgada a programação, que conta com mais de 20 blocos.
Eles vão desfilar em diferentes bairros do município, descentralizando as atividades e levando lazer e cultura para toda a cidade.
“Estamos fazendo um formato que seja seguro e que a gente possa garantir essa descentralização, que é o mote da gestão do prefeito Marcelo Lima. Ele já vem fortalecendo a ocupação cultural, esse reconhecimento para os artistas locais, dentro dos seus territórios. Então, nós teremos bloquinhos em diversos pontos da cidade e um desfile demonstrativo com as escolas, sem caráter competitivo. Estamos construindo em conjunto um modelo de Carnaval que possa incluir a todos”, explicou a secretária Samara Dinis.
Samba-Enredo
Confira mais sobre o enredo “A Saga Vencedora de um Povo Heroico no Apogeu da Vedete da Pauliceia” pelo link: https://www.vaivai.com.br/carnaval-2026 e o samba-enredo no link: https://www.vaivai.com.br/samba-enredo-2026.
