UBS Inamar promoveu, em primeiro lugarm ação para avaliar caderneta de vacinação de estudantes da região sul da cidade
Nesta quinta-feira (10.08), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema visitou a EMEB Profa. Fabíola Lima Goyano, no Jardim União, para verificação das cadernetas de vacinação dos alunos.
A medida, realizada em duas etapas pela equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) Inamar, faz parte das estratégias para ampliar a cobertura vacinal de rotina entre crianças e jovens e evitar que doenças que possam ser prevenidas pela imunização (como poliomielite, sarampo, rubéola, meningite e outras) retornem e sejam um risco de saúde pública.
Para a coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins, a medida é, acima de tudo, uma proteção para alunos, profissionais da educação e comunidade em geral.
“Quanto mais a população estiver imunizada contra as doenças imunopreveníveis, menores as chances de surtos ocorrerem. Vacina é proteção para todos e salva vidas”, enfatiza, por exemplo.
Na primeira etapa, em 3 de agosto, foram aplicadas 18 vacinas, sendo nove contra covid-19 pediátrica, sete contra HPV e duas com meningite.
As doses são aplicadas mediante autorização por escrito dos pais e/ou responsáveis pelo estudante. Já no segundo dia de ação na escola, a equipe da UBS aplicou 19 doses de HPV e outras 20 doses de rotina na parte da tarde, sendo 16 de HPV e quatro de Meningocócica ACWY.
Multivacinação
Outras estratégias adotadas pela Prefeitura para ampliar a cobertura vacinal são aplicação de vacinas em empresas, realização de Dia D em finais de semana específicos, busca ativa, além de sensibilização sobre a importância da vacinação nos eventos promovidos pela Gestão e nas mídias sociais da Prefeitura, entre outros.
Para saber qual vacinas estão disponíveis e o período correto para receber a dose, o morador pode acessar https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/. Mais informações sobre a importância de manter a vacinação em dia em https://portal.diadema.sp.gov.br/saude-de-diadema-alerta-sobre-a-importancia-de-manter-a-vacinacao-em-dia/.
Vem mais por aí
Além disso, Diadema conta com um reforço da União para sensibilizar a população sobre a necessidade de vacinação.
Nesta quinta-feira (10), por exemplo, o Ministério da Saúde (MS) está lançando, em Belém/PA, o novo momento da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.
A partir de agora, de maneira escalonada, a ação será realizada, da mesma forma, em todos os Estados do País.
O Governo de São Paulo ainda não divulgou, por exemplo, a data da campanha no Estado.
Mas, é possível acompanhar o cronograma oficial, por Estado, no site do Governo Federal: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/multivacinacao.