Vacinação nas escolas é estratégia de Diadema para aumentar proteção contra doenças imunopreveníveis

In ABCD, Saúde On
Foto: André Baldini/PMD

UBS Inamar promoveu, em primeiro lugarm ação para avaliar caderneta de vacinação de estudantes da região sul da cidade

 Nesta quinta-feira (10.08), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema visitou a EMEB Profa. Fabíola Lima Goyano, no Jardim União, para verificação das cadernetas de vacinação dos alunos.

A medida, realizada em duas etapas pela equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) Inamar, faz parte das estratégias para ampliar a cobertura vacinal de rotina entre crianças e jovens e evitar que doenças que possam ser prevenidas pela imunização (como poliomielite, sarampo, rubéola, meningite e outras) retornem e sejam um risco de saúde pública.

Para a coordenadora da Vigilância em Saúde de Diadema, Cristina Marins, a medida é, acima de tudo, uma proteção para alunos, profissionais da educação e comunidade em geral.

“Quanto mais a população estiver imunizada contra as doenças imunopreveníveis, menores as chances de surtos ocorrerem. Vacina é proteção para todos e salva vidas”, enfatiza, por exemplo.

Na primeira etapa, em 3 de agosto, foram aplicadas 18 vacinas, sendo nove contra covid-19 pediátrica, sete contra HPV e duas com meningite.

As doses são aplicadas mediante autorização por escrito dos pais e/ou responsáveis pelo estudante. Já no segundo dia de ação na escola, a equipe da UBS aplicou 19 doses de HPV e outras 20 doses de rotina na parte da tarde, sendo 16 de HPV e quatro de Meningocócica ACWY.

Multivacinação

Outras estratégias adotadas pela Prefeitura para ampliar a cobertura vacinal são aplicação de vacinas em empresas, realização de Dia D em finais de semana específicos, busca ativa, além de sensibilização sobre a importância da vacinação nos eventos promovidos pela Gestão e nas mídias sociais da Prefeitura, entre outros.

Para saber qual vacinas estão disponíveis e o período correto para receber a dose, o morador pode acessar https://portal.diadema.sp.gov.br/vacinas/. Mais informações sobre a importância de manter a vacinação em dia em https://portal.diadema.sp.gov.br/saude-de-diadema-alerta-sobre-a-importancia-de-manter-a-vacinacao-em-dia/.

Vem mais por aí

Além disso, Diadema conta com um reforço da União para sensibilizar a população sobre a necessidade de vacinação.

Nesta quinta-feira (10), por exemplo, o Ministério da Saúde (MS) está lançando, em Belém/PA, o novo momento da Campanha de Multivacinação para atualizar o calendário de vacinas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.

A partir de agora, de maneira escalonada, a ação será realizada, da mesma forma, em todos os Estados do País.

O Governo de São Paulo ainda não divulgou, por exemplo, a data da campanha no Estado.

Mas, é possível acompanhar o cronograma oficial, por Estado, no site do Governo Federal: https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/multivacinacao.

 

You may also read!

Operação Sono Tranquilo intensifica combate à perturbação do sossego em Santo André

Ação integrada entre Semasa e GCM resultou em autuações, fiscalização de trânsito e dispersão de aglomerações durante o fim

Read More...

Pequenos empresários pressionam Congresso por reajuste do Simples Nacional

Entidades defendem, em primeiro lugar, atualização dos limites de faturamento após anos sem correção e alertam para risco de

Read More...

Santo André abre inscrições para curso gratuito de Cuidador de Idosos

Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, capacitação terá, em primeiro lugar, aulas entre março e abril, na Craisa A Escola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu