Devolutiva positiva foi registrada em manifestações coletadas nos totens instalados nas unidades de saúde
Com a implantação do Programa UBS Nota 10 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a avaliação positiva dos serviços aumenta gradativamente.
Isso, portanto, segundo dados extraídos dos totens de pesquisas instalados nos serviços de saúde do município.
É o que mostra, em primeiro lugar, o relatório do terceiro quadrimestre de 2022.
Desde que o sistema entrou em operação, em setembro, até dezembro, foram registradas, em suma, 19.784 manifestações.
E a média de aprovação do serviço é, acima de tudo, de mais de 90%.
Item a item
No primeiro item avaliado, a probabilidade de recomendar o serviço a um amigo ou familiar, em setembro, dos usuários que responderam à pergunta, 90,16% avaliaram com as notas 4 e 5 (o usuário pode avaliar em uma escala de 1 a 5, sendo 1 improvável e 5 muito provável).
Já em dezembro, para a mesma pergunta, houve aumento porcentual, chegando em 91,56% as avaliações com notas 4 e 5.
Já no segundo quesito avaliado (Qualidade do atendimento prestado pelos profissionais), em setembro, 92% dos usuários avaliaram como Excelente e Bom; em dezembro, 94,05%.
No terceiro item (Grau de Satisfação Geral), o nível de satisfação foi ainda maior: 50% avaliaram como Muito Satisfeito e Satisfeito em setembro e, em dezembro, 91,09%.
“A partir do nosso planejamento estratégico, vimos que precisávamos fazer uma reestruturação da Atenção Básica e criamos o Programa UBS Nota 10, que contempla vários itens de melhorias, entre eles, reformas das estruturas físicas, reposição das vagas abertas, capacitação permanente dos profissionais e investimento em novas tecnologias para aprimorar o atendimento. O compromisso de toda a equipe da Saúde é trabalhar para ter cada vez mais a rede mais acolhedora, acessível e humana para todos”, afirmou, em resumo, a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto, que está deixando a pasta para assumir o cargo de Assessora Especial do Governo Municipal.
Como funciona
A Pesquisa teve início nas seguintes UBSs: Casa Grande, Centro, Nova Conquista e Piraporinha, além do Pronto Atendimento Eldorado
Depois foi expandindo para os demais serviços.
Atualmente está implantada em todas as 20 UBSs (mesmo aquelas que ainda não receberam as melhorias físicas do Programa UBS Nota 10).
Da mesma forma, está em outros pontos da rede, como medida para ampliar o controle social e facilitar o diálogo da população com a gestão.
O aparelho fica na entrada da unidade e possui interface interativa para que a população possa avaliar o atendimento recebido, além de deixar sugestões, críticas ou elogios. O usuário escolhe o serviço utilizado e avalia a: probabilidade de recomendar o serviço, qualidade do atendimento prestado pelos profissionais, grau de satisfação geral. As perguntas são de múltipla escolha, mas o usuário também pode registrar comentários no campo específico.
Mensalmente, os dados são consolidados e enviados aos gestores, que de posse dos relatórios podem analisar os dados e interações para saber onde e o que é possível fazer para avançar.
Conselho de Saúde
Conselheira da UBS Parque Real, Bernadete Bruno de Oliveira, carinhosamente chamada de Tia Bete, conta, além disso, que os dados também foram apresentados ao Conselho de Saúde.
“Achei interessante o totem porque tem como a população se manifestar. Os dados da UBS que atuo como conselheira foram apresentados pela gerente Mariana aos conselheiros de saúde durante a reunião mensal e estão satisfatórios. Mas é isso, é importante porque o que está bom tem que manter e o que não estiver bom vamos trabalhar todos juntos para ajudar a melhorar”, disse.
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, explica ainda que outras ações foram implementadas no ano passado.
“Ainda dentro das ações de qualificação da Atenção Básica, outro investimento que fizemos no terceiro quadrimestre de 2022 foi a contratação de profissionais Orientadores de Atendimentos que auxiliam na condução das pesquisas, além de orientação o usuário nas demandas dentro da UBSs”, explica a coordenadora.
Ouvidoria da Saúde
Outro caminho importante de comunicação com a Secretaria Municipal da Saúde é a ‘Ouvidoria da Saúde’.
Canal que possibilita conectar o usuário à gestão e no qual podem ser feitas solicitações de serviços, reclamações, denúncias, elogios e sugestões.
Uma equipe recebe as manifestações, apura as informações e, dentro dos prazos legais, envia a devolutiva aos usuários.
“A Ouvidoria da Saúde é um canal estratégico de participação dos usuários na construção de soluções e no fortalecimento do SUS em Diadema”, afirma, em conclusão, Jéssica Oliveira dos Santos, responsável pelo setor na SMS.
Serviço:
Ouvidoria da Saúde
Avenida Antônio Piranga, 700 – 3º Andar (prédio anexo do Quarteirão da Saúde)
Tel. 0800 771 3055
E-mail: ouvidoriadasaude@diadema.sp.gov.br
Saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/ouvidoria-saude/