O ano letivo de 2023 começou para 280 alunos da UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade de São Caetano do Sul).
Desse total, 120 são novos integrantes e 160 são alunos que iniciaram as aulas em 2022.
Os alunos participaram da Aula Magna na terça-feira (07.02), no Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).
A iniciativa da Prefeitura é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio da Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) e a USCS.
O vice-prefeito Carlos Humberto Seraphim reiterou que essa é a melhor fase do Programa desde a criação, em 2007, principalmente após os dois anos de pandemia.
Cidadãos engajados
“São Caetano é uma cidade com uma população diferenciada. Os cidadãos da Terceira Idade são engajados politicamente, extremamente ativos, e assim como todos os demais moradores passaram por momentos de grande dificuldade por causa da pandemia da covid-19. Agora, que estamos numa fase menos crítica da pandemia, é muito importante que eles retomem integralmente as atividades físicas e culturais oferecidas pelos CISEs e na UniMais”, ressaltou Seraphim.
Cibele Sequeira, responsável pela Secretaria de Saúde, também falou da importância do programa voltado à Terceira Idade.
“A UniMais está inserida nos programas da Secretaria de Saúde, com o objetivo de promover maior qualidade de vida. Essa oportunidade será muito rica para todos, uma experiência diferente, com informação, entretenimento e lazer para que nossos idosos vivam cada vez mais e melhor”, acrescentou Cibele.
O reitor da USCS, Leandro Prearo, foi representado pelo diretor José Turíbio de Oliveira.
Turíbio mencionou o fato de a universidade estar de portas abertas para receber os alunos da UniMais.
“É uma satisfação enorme compartilhar nosso espaço e nosso conhecimento, pois se trata de uma relação de aprendizado mútuo, na qual os alunos transmitirão a sabedoria desenvolvida ao longo da vida e enriquecerão ainda mais a vida de todos os professores”, complementou Turíbio.
Para a coordenadora da Comtid, Lucila Lorenzini, a oportunidade oferecida vai além do conhecimento adquirido pelos alunos.
“A Unimais é muito mais que uma oportunidade de aprendizado, é pelo prazer de estar numa universidade renomada como a USCS, adquirir novos amigos, conhecer e participar das atividades dos CISEs (Centro Integrado de Saúde e Educação) e colocar em prática ações para melhor qualidade de vida. Enfim, ter novos desafios, fazendo com que motivem-se a viver e curtir esta etapa”, finalizou Lucila.
A UniMais
A UniMais é, acima de tudo, uma oportunidade de convivência, diversão e aprendizagem, sem requisitos referentes a graus de escolaridade anteriores.
O intuito é, por exemplo, contribuir para que os alunos possam adquirir melhores condições de saúde, assegurando o acesso a atividades artísticas e culturais.
Além disso, incentivando a pesquisa sobre temas relevantes para que tenham ainda mais qualidade de vida na terceira idade.
O programa é voltado, portanto, para moradores de São Caetano do Sul com idade superior a 50 anos.
Criada em 2007, a UniMais já recebeu, em conclusão, mais de 2 mil alunos.