“Unipar te leva” proporciona experiência para jovens fora da sala de aula

In ABCD On
- Updated
Foto: Diego Moura / Divulgação Unipar

Iniciativa une educação e cultura, promovendo novas perspectivas de aprendizado

A Unipar e o Instituto Unipar promoveram, no dia 25, a primeira edição do “Unipar te leva!”, em parceria com diversos equipamentos culturais de São Paulo.

A ação levou 160 jovens de Rio Grande da Serra (SP) ao Museu da Língua Portuguesa, Cine Belas Artes e Catavento, reafirmando o compromisso da empresa com o desenvolvimento humano, a valorização da história, a preservação da memória e o incentivo à ciência.

A iniciativa destaca o papel da arte em ampliar horizontes e estimular reflexões, reforçando que o acesso à cultura vai além do entretenimento, sendo um exercício de cidadania e enriquecimento cultural.

Para os jovens do Programa Pescar, iniciativa da Unipar que capacita e prepara futuros profissionais para o mercado de trabalho, a programação iniciou às 10h com a exibição do filme “O Menino e o Mundo”, no Cine Belas Artes.

A premiada animação aborda desigualdades sociais e os impactos da globalização, destacando o papel da cultura como um meio de revelar realidades e estimular reflexões.

Em seguida, os participantes foram para uma visita ao Museu Catavento, onde almoçaram e participaram de um debate conduzido pelo curador Felipe Bernardes.

O encontro encerrou-se com uma imersão no acervo do museu, promovendo uma experiência educativa e cultural enriquecedora. 

A ação foi um convite para que os jovens se conectassem com a arte, a cultura e o cinema, estimulando reflexões sobre questões sociais e ampliando suas percepções do mundo. “O debate foi extremamente saudável e inspirador. Discutimos o que as imagens comunicam por meio de seus elementos semióticos, e os jovens chegaram à conclusão de que o filme retrata sentimentos, memórias, sonhos, expectativas e frustrações. Abordamos diversos temas, compartilhamos um pouco de nossas próprias vivências e oferecemos interpretações pessoais sobre diferentes pontos da narrativa”, afirma o curador Felipe.

Lucas Alves dos Santos, de 16 anos, participante do Projeto Pescar, compartilha a importância dessa experiência e faz um paralelo com a animação. “O filme reflete minha vida em alguns aspectos, pois assim como o personagem, minha família está sempre ao meu lado, me ajudando, nunca me deixando cair e me guiando em todos os momentos.” 

Já Melissa da Silva, de 18 anos, disse que o longa-metragem despertou inúmeros sentimentos.  “É um filme divertido e bem colorido. Gostei porque mostra a busca por uma vida melhor do ponto de vista de uma criança. Acho que todos nós já passamos por momentos em que nos afastamos da nossa família ou da nossa cidade em busca de novas oportunidades.”

Aula interativa

Foto: Diego Moura / Divulgação Unipar

Paralelamente, 145 alunos do oitavo e nono ano das escolas estaduais Shisuko Ioshida Niwa e Cora Coralina participaram de uma visita ao Museu da Língua Portuguesa.

Os estudantes, com idades entre 12 e 14 anos, tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o nosso idioma por meio de instalações interativas e lúdicas, ampliando seu contato com a cultura e a educação.

Lara Isabelli Santos de Matos, de 13 anos, compartilhou com entusiasmo sua primeira experiência no museu: “É a minha primeira vez aqui e achei tudo muito legal, bonito e divertido. Essa iniciativa é incrível para nos permitir descobrir coisas novas e, ao mesmo tempo, dar um descanso do celular.”
Para Ariane Columbari, diretora da Escola Estadual Shisuko Ioshida Niwa, a visita dos alunos ao Museu da Língua Portuguesa representa uma oportunidade para despertar o interesse e aprofundar o conhecimento sobre a história e importância do idioma.

“Essas atividades ajudam os alunos a pensar de forma mais crítica e a apreciar a diversidade linguística e cultural do Brasil e de outros países. Além disso, essa experiência é especialmente valiosa para alunos carentes, que muitas vezes não têm acesso a oportunidades de aprendizado fora da sala de aula”, disse, em conclusão.

You may also read!

São Caetano inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta terça-feira

Antecipando-se ao calendário nacional, São Caetano do Sul iniciará a campanha de vacinação contra a gripe nesta terça-feira (1º.04). A

Read More...

Jardim Farina terá nova Praça-Parque em três meses

Ação, do programa Cidade Linda de Viver, revitalizará espaço de 2.695m²; intervenções incluem quadra com grama sintética, espaço pet

Read More...

Vôlei feminino de Sanca: Vai ter terceiro jogo!

Vôlei da AA São Caetano vence Sorocaba por 3x2 e leva a decisão da Superliga B Feminina para a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu