Unilever elimina barreiras tecnológica e social nos Programas de Estágio e Trainee 2021 em busca de perfis diversos e plurais

In Inovação On
- Updated

Com site 100% acessível e certificado, empresa coloca em prática real inclusão do início ao fim do processo seletivo

Inscrições no Programa de Estágio já estão abertas e, em 28 de setembro, começam para o Programa de Trainee

Pela primeira vez, o hotsite (unileverparatodes.com.br) dos Programas de Estágio e Trainee 2021 da Unilever, fabricante de marcas como Seda, Rexona, Kibon e Ben&Jerry’s, foi desenhado – e certificado – de acordo com as diretrizes do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) para ser 100% acessível a todes, eliminando a barreira inicial que muitas vezes impede e desencoraja candidates a se inscrever em processo seletivo.

As inscrições para estágio já estão abertas e, em 28 de setembro começa o Programa de Trainee.

Os conteúdos do site estão disponíveis em libras, há ícones com descritivos e opções de tamanhos de fonte e contraste, mais funcionais, inclusive, ao público de mais idade.

Pioneira

A iniciativa da Unilever, portanto, é pioneira.

No Brasil, apenas 0,74% dos sites são acessíveis, segundo levantamento do movimento Web para Todos.

Isso, acima de tudo, impede o acesso de 46 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência às oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional.

Luciana Paganato, vice-presidente de Recursos Humanos da Unilever, lembra que a real inclusão se dá na prática.

E, da mesma forma, às vezes por meio de uma ferramenta tão simples, como um hotsite, é possível derrubar barreiras significativas.

“O primeiro passo para participar dos programas de estágio e trainee é fazer a inscrição online, e se já nesse início a falta de acessibilidade impedir a candidatura de alguém, nenhum esforço pela inclusão que vier depois disso fará sentido. Para sermos inclusivos, precisamos olhar para todas as questões da sociedade, das mais simples às mais complexas, e agir, pouco a pouco, sobre cada uma delas.”

Mais do que atrair os melhores talentos com base apenas na formação, a companhia está de portas abertas a todes que sejam inquietes, criatives e dispostes a cocriar o futuro de modo colaborativo, e que tenham seu propósito individual alinhado ao da empresa – tornar a sustentabilidade, no sentido mais amplo da palavra – parte do dia a dia das pessoas.

Neste sentido, Paganato ressalta a importância dos grupos de afinidade da Unilever, grupos bastante atuantes no ambiente interno da companhia, para identificar e acelerar as mudanças que fomentam a inclusão. “Quando temos mais diversidade de pessoas, pensamentos e ideias em nossos quadros, inegavelmente evoluímos. Nós nos tornamos capazes de perceber – pela lente do outro – o impacto de questões aparentemente simples, como um site mais acessível por exemplo, na vida das pessoas. São movimentos como esse que nos farão perceber, aproximar e verdadeiramente incluir as pessoas que efetivamente representam nosso País”, conta.

Campanha nas redes sociais

Com o mote “Um mundo para todos. Para todas. Para todes”, a campanha nas redes sociais da Unilever contará com o engajamento do time de embaixadories internos – estagiáries, trainees e ex-trainees – que serão responsáveis por contar sobre suas respectivas experiências na Unilever, além de compartilhar o impacto em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Dentre as ações planejadas está uma websérie de oito episódios, a #papodetrainee, na qual candidates terão a oportunidade de ouvir – dos próprios trainees e ex-trainees – como é, de fato, sua jornada de desenvolvimento e aprendizado na companhia.

Para conversar com públicos diversos e mostrar que as oportunidades estão disponíveis a todas as pessoas, a Unilever vai contar com o reforço de influenciadories digitais e youtubers engajades em causas sociais, como a causa étnico-racial, a causa LGBTQIA+ e a de pessoas com deficiência. E para fazer isso de uma maneira muito mais aderente ao universo do público-alvo (e de um jeito muito mais descontraído também), a empresa firmou uma parceria com o aplicativo TiKTok a fim de promover e viralizar conteúdos relacionados aos Programas de Estágio e Trainee da Unilever 2021. Um exemplo é o desafio “O que te torna único”, onde influenciadories e embaixadories criarão danças divertidas com a música da campanha, criada pela Banda Atmosfera, da qual um funcionárie da Unilever é integrante, com vozes e trechos cantados pelos próprios estagiáries da empresa.

Processo seletivo

O processo seletivo será 100% online, com feedbacks direcionados em cada uma das etapas. Os candidates passarão por uma análise comportamental e entrevistas individuais com recrutadories e também com gestories. As vagas de Estágio são para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Pernambuco, nas áreas de inteligência de mercado (BI), finanças, jurídico, marketing, nutrição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, supply chain, tecnologia da informação e vendas.

No caso dos trainees, as dinâmicas de grupo acontecem de modo totalmente interativo, em um ambiente virtual. Candidates serão provocades a enviar um depoimento, em formato livre, para falar sobre identidade e o orgulho de ser quem são e, em seguida, farão uma entrevista individual. As vagas do Programa de Trainee são para as áreas comercial, finanças, marketing, recursos humanos, supply chain e tecnologia da informação (TI). É necessário estar disponível para mobilidade geográfica e, no caso de vagas para área comercial, ter CNH

O início dos programas será em fevereiro (estagiáries) e março (trainees) de 2021. Como nos anos anteriores, não há exigência por áreas de formação específica ou segundo idioma. Os únicos pré-requisitos para inscrição no Programa de Estágio da Unilever é que os candidates estejam cursando o penúltimo ou último ano da graduação (formação prevista para dezembro de 2021 ou dezembro de 2022) e tenham disponibilidade de estagiar 30 horas semanais, sendo 6 horas por dia, 5 vezes por semana (sem compensação de horas) dentro do horário comercial (8H – 18H).*. No caso do Programa de Trainee, que tenham concluído o ensino superior há no máximo dois anos. A duração do Programa de Trainee é de 2 a 4 anos.

Parceria com a Air Employee

Para os Programas de Estágio e Trainee 2021, a Unilever contou com a parceria da Air Employee Experience – primeira employer branding house (agência & consultoria) 100% brasileira, que conta com um time de profissionais diverso e plural, com lugar de fala para criação da campanha. “Unilever paratodes” é mais do que uma campanha. Foi criada por uma agência feita de todes, que busca trazer a diversidade e a inclusão no mercado e dar visibilidade a esse movimento”, defende Bell Gama, sócia-fundadora e diretora Criativa da agência.

Informações sobre o Programa de Estágio 2021

▪ Inscrições até 12 de outubro no site: unileverparatodes.com.br
▪ Início do programa: fevereiro de 2021.
▪ As vagas são para São Paulo (Aguaí, Indaiatuba, Marília, São Paulo, Taboão da Serra, Valinhos e Vinhedo); Rio de Janeiro (capital); Minas Gerais (Pouso Alegre); Distrito Federal (Brasília); Paraná (Curitiba); e Pernambuco (Garanhuns, Igarassu , Recife e Suape).
▪ Áreas de atuação: inteligência de mercado (BI), finanças, jurídico, marketing, nutrição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, supply chain, tecnologia da informação e vendas.
▪ Pré-requisitos: estar cursando o penúltimo ou último ano da graduação (formação prevista para dezembro de 2021 ou dezembro de 2022). Ter disponibilidade para estagiar 30 horas semanais, sendo 6 horas por dia, de segunda a sexta-feira, dentro do horário comercial (8h às 18h). Não há exigência por cursos ou idiomas.

Informações sobre o Programa de Trainee 2021:

▪ Inscrições de 28 de setembro a 20 de outubro no site: unileverparatodes.com.br
▪ Início do programa: março de 2021.
▪ No Programa de Trainee, é exigida mobilidade geográfica.
▪ Áreas de atuação: áreas comercial, finanças, marketing, recursos humanos, supply chain e tecnologia da informação (TI).
▪ Pré-requisitos: ter concluído o ensino superior há no máximo dois anos. A duração do Programa de Trainee é de 2 a 4 anos. Não há exigência por cursos ou idiomas. No caso das vagas para área comercial, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 155 mil funcionários e alcançou os € 52 bilhões em vendas no ano de 2019. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, como Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe são encontradas nos lares do mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 91 anos.

Sobre a Unilever

O Plano de Vida Sustentável da Unilever (USLP) fundamenta a estratégia da companhia com base nos seguintes compromissos:

• Ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e bem-estar até 2020;
• Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até 2030;
• Melhorar as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas até 2020.

O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da Unilever em 2018.

Desde 2010, por meio do Plano de Sustentabilidade, a companhia trabalha para gerar crescimento, enquanto: (1) ajuda mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e o bem-estar, (2) reduz pela metade o impacto ambiental de seus produtos e (3) melhora as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas. Temos conquistado progressos significativos e continuamos a expandir nossa ambição – recentemente nos comprometemos a ter 100% das nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Embora ainda haja muito a ser feito, temos orgulho de termos sido reconhecidos, em 2018, como líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Fomos ainda a empresa mais bem avaliada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility pelo décimo ano consecutivo.

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu