Uma andorinha só faz um retrato campeão

In Canto do Joca On
- Updated
Vencedor geral: Pássaros, por Karsten Mosebach e Bernhard Volmer, da Alemanha. "Andorinha de celeiro turbo".

Ensina o dito popular que uma andorinha só faz Verão.

Mas, os caríssimos leitores verão que ela, só, faz um retrato campeão.

Recebo, em primeiro lugar, do MediaTalks by JCia (Jornalistas e Cia, do grande amigo Eduardo Ribeiro e outros) reportagem linda.

“Prêmio de fotografia da vida natural tem andorinha “congelada” e café da manhã de família de mergulhões”.

Não deve ter sido fácil escolher uma foto entre as quase 6,5 mil de 13 países. Mas a andorinha que venceu na categoria principal e na categoria Aves do concurso realizado anualmente na Alemanha não é apenas uma bela imagem. A captura do movimento das asas requer uma técnica que uma dupla de fotógrafos vem aperfeiçoando há anos.

Veja a história da foto e também as vencedoras nas demais categorias, que incluem fungos, vulcões, ondas do mar e uma família de mergulhões tomando café da manhã. 

“Com nossas fotos de andorinhas tentamos retratar a beleza e elegância dos animais, que eles irradiam especialmente em voo. Nas fotos, velocidade, leveza, elegância e beleza dos animais se unem.”

Assim os fotógrafos alemães Karsten Mosebach e Bernhard Volmer resumem sua abordagem de trabalho, que lhes rendeu este ano o prêmio principal da Sociedade Alemã de Fotografia de Natureza. Eles retrataram uma andorinha-de-chaminé, espécie que se espalha pelo globo em diversas variantes, além de ser considerada um símbolo da Áustria.

Mosebach e Volmer venceram também na categoria Aves. A dupla se conheceu por acaso, enquanto fotografavam. Desde então, “estão conectados pelo amor pela fotografia e por uma amizade de longa data”, afirma o site da premiação.

O trabalho mais recente da dupla é o livro Impressões mágicas – fotografias da natureza da região de Osnabrück. Há dez anos, eles venceram outro importante prêmio da área, o de Fotógrafo da Natureza do Ano, usando a mesma técnica que lhes rendeu esta honraria em 2021:

“A foto tem que mostrar velocidade, facilidade de vôo, elegância e a beleza dos animais em um só clique. Com as andorinhas, é impossível controlar duas câmeras ao mesmo tempo devido à barreira de luz necessária e à tecnologia de flash”.

Categoria especial de 2021 mostra animais em família

O concurso GDT Fotógrafo de Natureza do Ano 2021 recebeu, acima de tudo, 6.470 fotografias de quase 400 membros, de 13 países.

Os vencedores foram escolhidos entre dez imagens finalistas em cada uma das sete categorias: Pássaros, Mamíferos, Outros Animais, Plantas e Fungos, Paisagens, Natureza e a categoria especial deste ano, Somos uma família.

A fotógrafa alemã Corinna Leonbacher se destacou vencendo em duas categorias este ano, Natureza e Somos uma família, esta última com a imagem de um “café da manhã” dos mergulhões-de-crista.

Veja abaixo as fotografias vencedoras em todas as categorias do ano no prêmio da Sociedade Alemã de Fotografia de Natureza, começando pela célebre andorinha de retratada por Mosebach e Volmer:

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu