UBSs de Mauá fazem balanço das ações pela amamentação no ‘Agosto Dourado’

In ABCD, Saúde On
- Updated

Ações que são desenvolvidas durante todo o ano foram reforçadas ao longo deste mês

Representantes das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Mauá participaram, em primeiro lugar, da cerimônia de encerramento das comemorações do ‘Agosto Dourado’.

Eles apresentaram, por e emplo, as ações desenvolvidas em favor do aleitamento materno.

A atividade foi realizada na manhã de quinta-feira (31.08), de manhã, no Centro Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, organizada pela Secretaria de Saúde.

Marca

No mês em que é celebrada a importância do aleitamento materno, a rede municipal de saúde de Mauá chegou à marca de 14 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que possuem um espaço exclusivo para amamentação.

As duas primeiras foram as da Vila Magini e Jardim Flórida. Outras 12 implementaram ao longo desse mês.

O Ministério da Saúde recomenda que todas as unidades reservem um espaço para amamentação em suas dependências.

Forte incentivo

A medida é um forte incentivo ao combate à mortalidade infantil, que também é o objetivo do trabalho das equipes em Mauá.

Todas as unidades mauaenses desenvolvem ações sobre amamentação como uma rotina, por meio de palestras.

Todas ministradas por pediatras, ginecologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos.

O objetivo é, acima de tudo, informar sobre a importância do aleitamento para mães, pais e familiares.

Trata-se de uma forma de articular uma rede de apoio e garantir que os bebês nascidos na cidade recebam os benefícios do leite materno.

Os benefícios são, portanto, incontáveis, como a prevenção de doenças, a sensação de segurança para a criança e o estabelecimento de vínculo com a mãe.

Também aumenta, da mesma forma, a produção de anticorpos, melhora o desenvolvimento cognitivo e sistema nervoso.

Além disso, aumenta a produção de proteínas, evita a obesidade, diabetes e hipertensão, entre outros benefícios.

Recuperação pós-parto

Para a mãe, uma das vantagens é, além disso, a recuperação pós-parto, perda de peso, proteção contra incidência de câncer de mama, doenças cardiovasculares e osteoporose, por exemplo.

Entre as apresentações das Unidades, durante o evento desta quinta-feira (31.08), três se destacaram pela criatividade: UBS Jardim Feital, UBS Jardim Kennedy e UBS Jardim Oratório.

No Jardim Feital, a equipe da UBS conseguiu reunir todos os profissionais da unidade, mamães e papais, comerciantes, estudantes de Medicina que atuam no local, dentistas, equipe multidisciplinar e moradores da região, chegando a montar um ‘bloquinho de Carnaval”, em que as marchinhas “Ô Abre-Alas”, com o refrão “O abre alas que eu quero passar/ eu sou mamãe e quero amamentar/ nessa disputa é o bebê quem vai ganhar” e “Mamãe, Eu quero” acabaram por animar uma grande festa nas ruas do bairro.

A UBS Kennedy apresentou vários profissionais de saúde cantando um cordel em que, na letra, um bebê falava sobre como sentia falta de receber o carinho da mãe através da amamentação.

Vídeo

O terceiro destaque ficou por conta da equipe da UBS Jardim Oratório, que fez a apresentação de um vídeo em que foi exibida uma música em ritmo sertanejo que envolveu todo o público formado por gestantes e mães que participaram das palestras e outras atividades.

As demais equipes falaram sobre as ações que desenvolveram para valorizar o aleitamento materno, fizeram a decoração do ambiente de amamentação, contaram histórias de usuárias da rede e de suas próprias profissionais relacionadas ao tema.

Concurso de frases

Fotos: Ubiratã Ventura/PMM

Uma ação interessante, por exemplo, feita pela equipe da UBS da Zaíra 1, foi o concurso de frases.

Saíram vencedoras: “Amamentação é um ato de amor e carinho que alimenta o corpo e a alma” e “amamentar tem a trilha sonora marcada pela batida do coração da mãe”.

Foram escritas por uma usuária e por uma agente comunitária de saúde, por exemplo.

NA UBS São João, foi feito, em suma, o relato de que a equipe monitora a saúde de 136 gestantes e 197 mães que amamentam.

Dessas, 91 alimentam seus bebês exclusivamente com leite materno, por exemplo.

Ao final, todas as unidades receberam, em conclusão, um certificado de participação no “Agosto Dourado” de Mauá.

You may also read!

Sono Tranquilo autua 19 estabelecimentos por poluição sonora em Santo André

Ação do Semasa e GCM ocorreu neste sábado, resultando também em recolha de veículos Agentes do Semasa (Serviço Municipal de

Read More...

Rio Grande da Serra prepara 7ª Cavalgada e Festa do Padroeiro São Sebastião

A Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra convida toda a comunidade para participar da 7ª Cavalgada e Festa

Read More...

Ribeirão Pires reforça conscientização sobre saúde mental

Campanha Janeiro Branco traz, portanto, rodas de conversa nas três unidades do CAPS da Estância A Prefeitura de Ribeirão Pires,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu